Senna: um ídolo para sempre

Ayrton Senna segurando o capacete
Senna completaria 60 anos no domingo (21/3). Divulgação/CSC

Não podemos jamais esquecer nossos verdadeiros ídolos. Aqueles que sempre elevaram o nome do nosso Brasil aos quatro cantos do mundo. Seja Pelé, Zico, Guga Kuerten e até mesmo aqueles que infelizmente não estão mais entre a gente. Se vivo fosse, no último domingo(21), inicio do outono para nós, Ayrton Senna estaria completando 60 anos de idade. Ayrton correu como ninguém e nos deixou aos 34 anos, sempre nos brindando com suas espetaculares vitórias nas manhãs de domingo. Brigou para chegar aonde chegou não dando chance aos seus adversários. Se por aqui ele estivesse, com certeza estaria brigando de alguma forma contra essa pandemia. Ayrton, um ídolo para sempre.

Não vai ser fácil

As adversidades provocadas em função da paralisação no futebol esta trazendo grande inquietação aos nossos clubes, independente de tamanho. Os primeiros a sentirem esse baque, são os considerados grandes. Aqueles que disputam o brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores que contavam com as receitas da CBF e Conmebol e até mesmo das cotas de TV. Se para eles a coisa ficou preocupante, imaginem para os pequenos clubes que se baseiam em receitas oriundas de bilheterias e alguns pequenos patrocinadores. Não vai ser fácil.

Não acabou
Publicidade

Em tempos de pandemia a pergunta que fazemos é: o que fazer com o campeonato catarinense de 2020? Qualquer pitaco ou decisão neste momento pode ser prematuro, isso porque o nosso futuro esta indefinido, não sabemos o que poderá acontecer daqui pra frente. A nossa grande torcida neste momento é que esse caos se resolva o mais rápido possível. E temos que fazer a nossa parte nesta batalha ficando em casa. Paralisar o catarinão e decretar o Avaí, que terminou a primeira fase como líder, e rebaixar os dois últimos, é uma decisão injusta. Mesmo porque, a competição ainda não acabou.

Verdadeiras mulas

No trafico de drogas “mulas” são aquelas pessoas utilizadas para carregarem as drogas. Nestes tempos de pandemia, o coronavírus precisa de verdadeiras mulas para carregarem o seu vírus. Você que não esta nem ai para a gravidade deste problema, achando que isso é brincadeira e sai pra um lado, sai pra outro, vai pra uma praia e que pode ser infectado, você pode ser essa mula. Portanto aqui vai o meu recado: Fica em casa, sua mula. Isso é para o seu bem, de sua família e de todos nós. Todos devemos fazer a nossa parte.

Hospital de campanha

É num momento tão dramático como este que todos nós devemos dar as mãos, toda a ajuda é bem vinda. Com o avanço do coronavírus em solo catarinense, o governo estadual não descarta a possibilidade de montagem de hospitais de campanha, como aquele que esta sendo montado em São Paulo no Pacaembu, cidade com maior quantidade de mortos pelo Covid-19. Os clubes envolvidos com o nosso futebol não poderiam agir de maneira diferente. Por aqui Avaí e Figueirense estão colocando seus centros de treinamentos a disposição das autoridades. Espaços como quartos, refeitórios e lavanderias estão prontos para receberem pessoas infectadas. Ressacada e Scarpelli também estão a disposição para a montagem de um hospital de campanha. Até o ex-jogador Marquinho Santos esta oferecendo um galpão pela causa.

Juntos iremos vencer

Enquanto toda a população se recolhe à casinha, cientistas, pesquisadores e outros do ramo estão entocados em laboratórios e hospitais com o objetivo de desenvolverem armas eficazes  contra essa praga do século. No Brasil e em todo o mundo profissionais destes segmentos estão neste momento trabalhando arduamente para criarem uma vacina eficaz para nos livrarem deste pesadelo. Nos E.U.A e na China testes em seres humanos já começaram a serem realizados. Eu tenho certeza que esta rapaziada conseguirão produzir algo capaz de nos imunizar impedindo o alastramento do Covid19. Tenho certeza de que iremos vencer essa batalha. Juntos iremos vencer esse vírus.

Campeão brasileiro de 1987

Apesar da veteranice do tema, o Flamengo é o campeão brasileiro de 1987. Por conta de uma briga entre Marcio Braga ex-presidente do Flamengo, e o facínora Ricardo Teixeira, a CBF decretou o Sport campeão. Dai eu pergunto: Alguém sabe dos resultados do Sport contra clubes como o Corinthians, Palmeiras, Internacional, Grêmio, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Vasco, Fluminense naquele ano?  Não sabem. Porque não existiu esses jogos. O Flamengo venceu o Internacional na final por 1 a 0. Enquanto isso Guarani e Sport disputaram uma suposta segunda divisão numa decisão polemica  nas cobranças de pênaltis que persistiu até chegar em 11 a 11 e os dois clubes proclamados campeões.

Eu acredito

Eu sou do tipo realista e um tanto otimista. Acredito que estamos preparados para tudo e já vivenciamos muitas coisas ruins nesta longa estrada da vida. Nós temos que ter só uma mentalidade. A de dar a volta por cima e chegar lá pra mais tarde contar para os nossos descendentes que a vida não é só de mar de rosas, as vezes temos que vencer obstáculos. Estamos diante de uma das maiores epidemias da história a humanidade. Outras já existiram e nossos ancestrais as venceram. Não é hora de viver da mesma forma errada que estávamos acostumados. Passando essa fase iremos tirar grandes lições para vivermos tempos melhores. Eu acredito.

Drops da arquibancada
  • Em tempos de pandemia os jogadores de Avaí e Figueirense seguem ordens cumprindo as recomendações de seus departamentos médico e físico. A ordem é se exercitarem em suas casas.
  • Nada será como antes. Infelizmente um futuro nebuloso paira sobre nós.  O Azeite Royal, uma grande marca que patrocinava os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro irá rescindir os contratos com esses clubes sob alegação de contenção de gastos.
  • Muitos clubes brasileiros, principalmente os da série A, se mobilizam na tentativa de reduzir os salários de jogadores, principalmente os salários milionários. Alguns jogadores de mais renome já começam a torcer o nariz.
Cartão rosa/vermelho

Cartão rosa para o pessoal da saúde seja ela estadual ou municipal, bombeiros, policia militar, recolhimento do lixo, atendentes de mercados, supermercados, farmácias, açougues e peixarias, postos de combustíveis que estão trabalhando duro para nos dar um bom suporte. Quero aqui também mencionar o pessoal da imprensa que esta na rua nos informando de tudo que esta acontecendo.

Cartão vermelho para estas “mulas” que não estão levando a sério esta pandemia e para estes empresários gananciosos, seja grande ou pequeno, que estão aproveitando essa crise na saúde pública para aumentarem seus lucros exageradamente. São uns mequetrefes. E também pela atitude indigna do presidente Jair Bolsonaro falar cinicamente que o coronavírus não passa de uma “gripezinha”. Deus do céu.

Pensamento do Bambi

Chifre é igual ao coronavírus: Uns já tem, outros vão ter e muitos nunca irão saber que já tiveram.

Publicidade
COMPARTILHAR