Sete praias de Florianópolis voltam a ficar próprias para banho

Já Praia Central de Balneário Camboriú continua totalmente imprópria, mas com melhoras

97 dos 237 pontos monitorados em Santa Catarina estão próprios para banho, conforme relatório do IMA concluído nesta quinta-feira (26/1). O resultado significa uma leve melhora em relação à semana passada, com aumento de 8% na quantidade de locais bons para mergulho em todo o litoral.

Na capital sete pontos passaram à condição de próprios para banho: as duas praias de Itaguaçu (Itaguaçu e Palmeiras), Praia do Cacupé, Praia de Sambaqui, Praia da Lagoinha, Praia do José Mendes e a Praia de Jurerê.

Praia de Itaguaçu
Praia de Itaguaçu “deu boa” nas últimas quatro análises, sendo classificada como própria para banho – Foto: Lucas Cervenka/CSC

Todos os pontos da Praia de Canasvieiras continuam com a classificação imprópria para banho, porém há três semanas todos os 7 pontos estão com limites de sujeira abaixo do índice de 800 bactérias por 100 ml de água do mar. A classificação de próprio para banho só pode ser alcançada quando nas últimas quatro semanas o resultado está abaixo desse limite.

Publicidade

+ Prefeitura de Florianópolis apresenta plano de correção de saneamento
+ Ampliação da Praia de Ingleses deve começar em 30/1
+ Bacia do Rio Buchler terá programa de regularização de esgoto

Essa foi uma das razões para prefeituras solicitarem ao governo do estado o aumento na frequência de coleta e análise da água, de modo a demonstrar mais rapidamente que uma praia está boa para banho e fazer com que a semana não seja “perdida” com a indicação de área inadequada. Conforme o IMA esclareceu, a metodologia de análise segue a mesma, com regramento pela resolução Conama 294/2000.

Em Santa Catarina a condição geral de balneabilidade melhorou durante a semana. Foram 5 pontos que pioraram, passando a impróprios, e 21 com melhora, incluindo as sete praias em Florianópolis. No litoral catarinense o índice de balneabilidade está em 59%, enquanto na capital chega a 57%.

Na Grande Florianópolis São José permanece com seu único ponto analisado (praia de Guararema) fora da condição para banho, em Palhoça todos os pontos estão próprios para contato com a água e em Governador Celso Ramos apenas 6/16 pontos são balneáveis.

Praias de Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú os 10 pontos da Praia Central, com 6 km de extensão, permanecem impróprios, embora os pontos 04, 10 e 11 apresentem no último ensaio valores inferiores a 800 coliformes fecais por 100 ml. Já o ponto 9, próximo à lagoa da Praia de Taquaras, permanece sujo. O IMA solicitou o monitoramento pelo município, pois a barra de areia da lagoa pode romper e trazer ainda contaminação à praia; o outro ponto está próprio. As praias do Estaleiro, Estaleirinho e Laranjeiras estão na condição de próprias.

Todos os resultados podem ser conferidos no site do Instituto do Meio Ambiente ou pelo aplicativo Praia Segura.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade
COMPARTILHAR