Santa Catarina terá temporais entre terça-feira (30/12) e quinta-feira (01/01), com chuva forte, raios e ventos. O risco é moderado a muito alto para alagamentos, enxurradas, queda de árvores e destelhamentos.
Terça-feira (30): instabilidade já começa cedo
O dia começou com instabilidade, principalmente na Grande Florianópolis, Planalto Norte, Vale do Itajaí e Litoral Norte. À tarde e à noite, temporais ficam mais fortes por causa do sistema de baixa pressão no mar, que transporta muita umidade. Enquanto isso, na metade oeste do estado, outro sistema reforça a instabilidade, mantendo risco moderado a alto. Granizo isolado e rajadas de vento também podem ocorrer. As temperaturas chegam a 32°C, e as ondas no mar ficam entre 1,5 m e 2,5 m.
Quarta-feira (31): véspera de Ano Novo
Na véspera de Ano Novo, o sistema de baixa pressão se afasta para o alto mar, mas ainda mantém a umidade sobre o continente. Por isso, durante a tarde e noite, o calor e a umidade favorecem temporais em todas as regiões. O risco é alto a muito alto na metade leste e moderado a alto nas demais áreas. Espera-se chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo em pontos isolados. As temperaturas variam entre 25°C e 33°C, sendo mais altas no Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Quinta-feira (1º): Ano Novo com chuva e calor
O céu fica encoberto na maior parte do estado. Durante a madrugada e manhã, podem ocorrer chuvas fracas ou moderadas. Mas, a partir do fim da manhã, os temporais aumentam, principalmente entre o Litoral Norte, Grande Florianópolis e partes dos Planaltos e do Litoral Sul. Nessas áreas, o risco é alto para alagamentos, enxurradas, queda de galhos e destelhamentos. Enquanto isso, nas outras regiões, o risco permanece moderado. As temperaturas chegam a 33°C nas regiões mais quentes e não passam de 26°C nas serranas.
Sexta e sábado: ventos fortes e temporais
Para sexta-feira (2) e sábado (3), os ventos sopram do quadrante sul e podem superar 80 km/h no litoral. Além disso, as madrugadas ficam nubladas, enquanto as manhãs têm sol entre nuvens. Assim, calor e umidade seguem favorecendo temporais e pancadas de chuva com raios e ventos fortes, mantendo risco de alagamentos e enxurradas em todas as regiões.











