Trabalhadores encerram greve da Comcap com acordo de reajuste a partir de 2021

Os empregados da Comcap, em assembleia sindical, decidiram no final da manhã dessa quinta-feira (3/12) pelo fim da greve, deflagrada na segunda, e retorno ao trabalho.

Em recado no Facebook, o prefeito, Gean Loureiro, afirmou: “Os trabalhadores da Comcap estão retornado ao trabalho nesse momento. Entenderam, diante de todo o cenário nacional, que não era possível a prefeitura pagar reajuste neste ano e vamos discutir em 2021 o que foi acordado em 2019, quando não se previa a pandemia e nem a baixa arrecadação. Nesses dias de paralisação, demonstramos que a cidade não será mais refém de sindicato e mantivemos o mínimo do serviço. Não discuto a qualidade dos trabalhadores da Comcap. Nossa cidade é a mais limpa do Brasil. Mas nossa cidade merece um serviço sem interrupção”.

Loureiro se referiu às “cartadas” que deu em contratar duas empresas privadas emergencialmente para fazer as coletas de lixo parciais em Florianópolis. Com isso, boa parte da população ficou ao seu lado, afirmando que a Autarquia Melhoramentos da Capital Comcap deve ser privatizada. Houve tensão nesses dias. Segundo a prefeitura, um objeto metálico foi arremessado contra o para-brisa de um dos caminhões da Racli como forma de protesto.

Publicidade

Já o Sintrasem (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis), afirmou, na mesma rede social nessa quinta, que o movimento foi uma vitória. “A prefeitura entregou proposta de pagamento do reajuste do INPC e do ticket alimentação de forma parcelada em três vezes, com pagamento do retroativo a iniciar em janeiro. Além disso, ficou garantida a saída das empresas privadas de Florianópolis e a manutenção da coleta 100% pública”, afirma o sindicato.

termina a greve da comcap com acordo de reajuste; centenas de pessoas reunidas em pátio da companhia; muitas com os braços para cima; tenda do sindicato à frente; caminhões ao fundo
Acordo aceito pelos empregados da autarquia Comcap foi de reajuste salarial, aumento no ticket alimentação e encerramento dos contratos com terceirizadas – Sintrasem/Divulgação/CSC

O acordo

O acordo entre o sindicato e a prefeitura é que haja, a partir de janeiro, pagamento do reajuste acordado em 2019, de forma parcelada, sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal deste ano.

Na pauta financeira o pagamento de vale-alimentação e a reposição inflacionária pelo INPC. O pagamento do ticket será em três parcelas proporcionais, iniciando em janeiro de 2021, referente às folhas de janeiro, fevereiro e março, considerando a retroatividade das datas previstas no acordo coletivo de trabalho.

O último e não menos importante ponto foi o imediato encerramento dos contratos com as empresas terceirizadas de coleta de lixo.

Coleta retomada já de tarde

A direção da autarquia informou que, com o fim da paralisação convocada pelo Sintrasem, serão retomados às 14h os 18 serviços prestados à cidade.

A coleta convencional (rejeito) e a seletiva (recicláveis secos) voltarão a ser feitas a partir da tarde desta quinta-feira (3) nos roteiros usuais. Os dias de coleta estão disponíveis no site da prefeitura.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade