Trato pelo Araújo identifica mais de 2 mil imóveis irregulares em São José

Homem de camiseta branca segurando um panfelto do Trato Pelo Araujo, conversanbdo com um senhor de camisa branca, usando óculos e com um homem de camisa preta e boné
Foto: Trato pelo Araújo/Acervo CASAN/Divulgação

Desde março de 2022, o Programa Trato pelo Araújo, da CASAN, atua para corrigir irregularidades nas instalações de esgoto em São José. Apesar das ações educativas e das vistorias técnicas realizadas, mais de 2 mil imóveis continuam com problemas. De fato, cerca de 30% das residências vistoriadas apresentam falhas que comprometem o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário e prejudicam o meio ambiente.

As principais irregularidades envolvem, principalmente, o despejo de água da chuva na rede de esgoto e a ausência ou instalação incorreta da caixa de gordura. Luciano Irineo Oliveira, chefe de Agência, explica que esses problemas causam vazamentos e sobrecarga no sistema. Além disso, quando calhas e ralos pluviais são ligados à rede coletora, ou quando a gordura descartada no preparo de alimentos chega à rede sem tratamento, ocorre o endurecimento e entupimento das tubulações.

Por isso, o engenheiro Tiago Contarato Trés, da JPR Ambiental e coordenador do programa, afirma que as equipes continuam trabalhando nos bairros para regularizar os imóveis. “Temos equipes capacitadas realizando inspeções e orientando moradores gratuitamente. Portanto, o objetivo é regularizar o maior número possível de imóveis e, assim, reduzir a sobrecarga na rede coletora, melhorando a qualidade dos corpos hídricos da cidade”, destaca. Ele ainda reforça que muitos moradores desconhecem as irregularidades e que, em geral, as correções são simples e feitas com pequenas adequações.

Como funciona o programa Trato pelo Araújo
Publicidade

O programa atua em várias frentes, entre elas:

  • Identificação e correção de irregularidades nas redes de esgoto;
  • Melhoria da infraestrutura de saneamento básico;
  • Ações de educação ambiental e orientação à população;
  • Distribuição de materiais informativos sobre descarte correto de resíduos e importância do saneamento.

Desde o início, mais de 3 mil imóveis foram regularizados após receberem orientações técnicas. Assim, o programa avança na missão de melhorar o saneamento da cidade.

Como participar

Moradores de São José podem agendar uma vistoria técnica gratuita, com dia e horário definidos conforme a disponibilidade da equipe. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (48) 99203-6873. O atendimento presencial ocorre na Rua das Orquídeas, 325, bairro Bela Vista.

O Trato em números (março/2022 a agosto/2025)
  • Inspeções realizadas: 15.335
  • Imóveis vistoriados: 6.003
  • Imóveis regulares desde a primeira inspeção: 461
  • Imóveis regularizados após orientação: 3.410
  • Imóveis ainda irregulares: 2.055
  • Bairros atendidos: Campinas, Kobrasol, Bela Vista, Nossa Senhora do Rosário/Floresta e Barreiros.
Publicidade
COMPARTILHAR