Unidade de Saúde de Forquilhinha será fechada para reforma

O atendimento à comunidade será mantido nas unidades da região

Fachada externa da unidade de saúde com carros estacionados à frente
Foto: Jeferson Regis - Secom/PMSJ

A Unidade Básica de Saúde (UBS) de Forquilhinha, em São José, será fechada a partir de 16 de abril para uma reforma completa. O prédio, construído na década de 1980, passará por uma ampla intervenção que possibilitará ampliar os serviços oferecidos aos cidadãos. Durante o período de obras, os atendimentos para a comunidade da Forquilhinha serão mantidos nas unidades de Picadas do Sul, Potecas e Ceniro Martins.

 

Para não prejudicar o atendimento, as equipes da UBS Forquilhinha foram divididas e atuarão em outras unidades. Na UBS de Picadas do Sul, por exemplo, será feito o atendimento dos moradores da área 8, com a equipe da médica da Estratégia Saúde da Família (ESF), Cláudia. A ginecologista Mariana e a pediatra Lívia também atenderão no local. “É importante destacar que o atendimento aos moradores de Picadas do Sul continuará normalmente, com a equipe da unidade. Os moradores de Forquilhinha serão atendidos pela equipe que será deslocada provisoriamente para o local”, explica a secretária de Saúde, Sinara Simioni.

Publicidade

 

Do mesmo modo, os moradores da área 3, do médico Sandro (ESF), serão atendidos na UBS Ceniro Martins. Já os moradores da área 9, da médica Cecília (ESF), terão atendimento na UBS Potecas, onde também estarão o clínico geral Luciano e a pediatra Yasmine. Os moradores que tiverem dúvidas sobre a área de atendimento podem fazer a consulta pela rua no site da Prefeitura ou podem pedir informações na unidade de Forquilhinha, que segue atendendo normalmente até o próximo dia 12. É importante que o paciente leve o cartão nacional do SUS e o cartão da unidade de saúde.

Atendimento

Durante as obras, os medicamentos de uso contínuo poderão ser retirados nestas três unidades: Picadas do Sul, Ceniro Martins e Potecas. Já os medicamentos controlados serão entregues na Policlínica de Campinas. Para vacinação, o público poderá procurar qualquer unidade de saúde, sendo que as unidades de referência serão a UBS Picadas do Sul e a UBS Potecas. Já o atendimento odontológico será ofertado na UBS São Luiz. “Organizamos a estrutura de atendimento a fim de manter os serviços de saúde à comunidade da Forquilhinha. As equipes estão preparadas para fornecer toda orientação e atenção aos moradores”, assinala Sinara Simioni.

 

A prefeita Adeliana Dal Pont destaca que a obra de reforma da UBS Forquilhinha trará mais qualidade ao atendimento em saúde da região. “A UBS Forquilhinha é uma unidade com uma grande demanda e vem funcionando em um imóvel antigo, que já não apresenta as condições necessárias. Com a obra, teremos condições de garantir mais conforto para a comunidade e para os servidores que atuam no local”, afirma a prefeita.

A obra

A obra de reforma da UBS Forquilhinha será iniciada no próximo dia 16. Será uma intervenção completa na unidade, que seguirá o padrão das novas UBS do Município e as normas de acessibilidade. Será feita a troca dos pisos, esquadrias, portas, além de nova pintura e aplicação de pastilha na fachada.

Os consultórios serão ampliados e remodelados. A farmácia também terá uma área maior, assim como a recepção e a sala de vacina, que hoje já não atendem às necessidades. Os ambientes ganharão novo sistema de ventilação e o pátio localizado nos fundos da unidade será pavimentado. Com a obra, a unidade passará de uma área de 314 m² para 432 m².

Publicidade
COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS