Udesc atua em projeto para recuperar 262 hectares de araucárias em SC

    O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está envolvido em um projeto que visa restaurar 262 hectares da Floresta com Araucárias, nas regiões da Serra e Meio Oeste Catarinense.

    Udesc atua em projeto para recuperar 262 hectares de araucárias em SC
    Primeira etapa do projeto plantou mais de 1,3 mil mudas de Araucárias – Udesc/Divulgação/CSC

    Idealizado pela Fundação Certi, em parceria com a Fundação Grupo Boticário, a iniciativa Araucária+ concebeu o projeto “Mais Floresta com Araucárias”. O objetivo é regenerar esses espaços, que são parte do bioma Mata Atlântica, hoje, reduzido a menos de 3% da cobertura original. O plantio de mudas iniciou em maio.

    Na primeira etapa do projeto, de maio a junho de 2021, foram plantadas 1,3 mil mudas de espécies da Mata Atlântica, como araucária, goiabeira-serrana, bracatinga e araçá-vermelho, em duas propriedades rurais parceiras nos municípios de Urupema e Urubici, na Serra Catarinense. “É evidente a necessidade de se preservar a araucária e nossas matas, pela importância significativa para a manutenção dos rios da região”, afirma Júlio César Santos, produtor rural participante do projeto em Urupema, e, também, professor aposentado da Udesc Lages. Até o final de 2022, o objetivo é realizar o plantio de 50 mil mudas nativas com interesse comercial, social e ambiental e concluir a restauração dos 262 hectares da Floresta com Araucária, na Serra e Meio Oeste.

    Publicidade
    COMPARTILHAR