Udesc lança projeto de divulgação científica

udesc canal divulgacao pesquisa
Objetivo da divulgação é tornar mais clara a percepção do que é produzido cientificamente pela universidade - Imagem: Udesc/Reprodução/CSC

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) lançou nesta sexta-feira (28/6) o Udesc Pesquisa, projeto que amplia os canais de comunicação para divulgação da produção científica realizada na universidade.

O objetivo da universidade estadual com divulgação é tornar mais clara a percepção do que é produzido cientificamente no meio acadêmico. Em um quadro maior, essa percepção pode significar um aumento do prestígio da universidade com a sociedade catarinense, o que também significa maior influência política.

Além de um site específico que concentra as informações sobre a pesquisa na Udesc, a iniciativa prevê o envio mensal de newsletter com resumo das principais notícias e reportagens sobre pesquisa, assim como a produção de vídeos com pesquisadores em um canal no Youtube.

Publicidade

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Antonio Vargas, destaca que a iniciativa fará com que as pessoas percebam os resultados das pesquisas da universidade no seu cotidiano. Para o secretário de comunicação, Luiz Eduardo Schmitt, a pesquisa científica realizada na universidade precisa chegar ao conhecimento da sociedade, e os novos canais de comunicação facilitarão o processo.

O primeiro vídeo produzido pelo Udesc Pesquisa, enviado na edição número 1 da newsletter, divulga o trabalho realizado no Grupo de Engenharia Biomédica (GEB), que funciona no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville.

Segundo dados da universidade, em 2018 quase 180 grupos realizaram mais de mil pesquisas dentre oito grandes áreas de conhecimento. Um desses grupos, por exemplo, deu origem à processadora modular de fibra de bananeira, o primeiro equipamento do tipo no mundo, patenteado pela Udesc.

A comunidade externa pode fazer um cadastro online para receber as notícias.

Publicidade