Unidades de Saúde têm funcionamento alterado em Florianópolis

O funcionamento dos Centros de Saúde da Prefeitura de Florianópolis foi alterado seguindo o plano de contingência de disseminação do novo coronavírus na Capital.

Prédio de um centro de saúde
As Unidades de saúde dão prioridade para procedimentos urgentes. Divulgação/CSC

O funcionamento dos Centros de Saúde da Prefeitura de Florianópolis foi alterado seguindo o plano de contingência de disseminação do novo coronavírus na Capital. Todo o plano prioriza o contato direto do paciente com a equipe preferencialmente pelo WhatsApp.

As Unidades de saúde priorizam procedimentos urgentes e adiam consultas eletivas. Todas as urgências serão atendidas normalmente. Nos atendimentos eletivos, ou seja, sem urgência ou emergência, foram mantidos os atendimentos de primeira consulta de gestantes, gestantes com complicações ou em acompanhamento conjunto com alto risco ou outro especialista focal, gestantes a partir de 36 semanas, teste do pezinho, pessoas com problemas de saúde graves em investigação, pacientes oncológicos, pessoas que necessitam de renovação de receitas de controle especial, pessoas com transtornos de humor e ansiedade instáveis, entre outros.

As farmácias estão funcionando dentro dos Centros de Saúde com entrega mantida. As renovações de receitas podem ser solicitadas pelo telefone. As de medicamentos de uso contínuo valem por doze meses, e as de controlados seguem orientação Federal, valendo por 90 dias. No caso dos medicamentos especializados, para pessoas que utilizam a Farmácia Escola (UFSC), é preciso aguardar o contato com o horário agendado para retirada.

Publicidade

As salas de vacina continuam funcionando. A vacina de H1N1 será feita em outros locais que serão divulgados ao longo da semana.

Leites e fórmulas especiais estão sendo disponibilizados por até 60 dias, com horários agendados, evitando que os pais ou responsáveis se exponham a riscos. Os pedidos de renovação são feitos por WhatsApp com a equipe de saúde que atende as famílias. As consultas de gestantes e recém-nascidos está mantida, com agendamento prévio pelo aplicativo.

A população que precisar entrar em contato com a sua equipe de referência dentro dos Centros de Saúde pode acessar os números por meio do link: https://bit.ly/whatsappcentrodesaude.

Pessoas com HIV que possuem alguma dúvida sobre a doença em relação ao novo coronavírus, e outras questões, podem entrar em contato com seu profissional de referência nos Centros de Saúde, ou com as equipes dos Centros de Testagem de resposta Rápida.

Centro – (48) 99808-6856
Continente (48) 99959-3242
Sul (48) 99603-4203
Norte (48) 98849-4499

Publicidade