veleiro aportado em canal com prédios ao fundo
O Veleiro Eco é a primeira embarcação de expedições científicas oceanográficas do Brasil, desenvolvido e construído na UFSC - Juliana Clementi/Divulgação/CSC

Após um ano da primeira jornada concluída, o lançamento em 2018, o Veleiro Eco, primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil, iça velas ainda maiores rumo à conservação do meio ambiente. O Projeto Eco do lixo marinho na biodiversidade” foi um dos vencedores do Programa Petrobras Socioambiental.

O projeto com execução prevista para início de 2020 possui foco em pesquisa, educação, inovação e divulgação científica sobre o tema do lixo marinho e suas consequências para a vida nos oceanos e para a manutenção  da vida humana no planeta, seriamente ameaçada pela poluição.

As ações incluem expedições oceanográficas que avaliam a qualidade da água em regiões costeiras do sul e sudeste do Brasil; e  a instalação de unidades físicas multifuncionais, denominadas Eco Circus da Biodiversidade, abertas ao público e às escolas, as quais permanecerão à disposição da comunidade ao final do projeto.

Publicidade

Antes, porém, o Eco veleja por outros mares. Em dezembro ocorre a finalização das gravações do Documentário “Veleiro Eco: Nasce um Pesquisador”. Com lançamento programado para 2020, a obra vai mostrar a primeira expedição do Veleiro Eco na costa catarinense, com imagens aéreas, de superfície e subaquáticas que mostrarão as belezas e a diversidade da fauna e da flora dos principais ecossistemas costeiros de Santa Catarina.

Parte das gravações ocorre na Baía da Babitonga, em São Francisco do Sul, na região norte de Santa Catarina, que conserva uma rica e exclusiva biodiversidade. As atividades tiveram a colaboração do Projeto de Monitoramento de Toninhas da Univille para a realização do telefilme. O documentário também rodou imagens na Ilha do Arvoredo, em Laguna, em Biguaçu,  e em Florianópolis nas praias da Armação, do Pântano do Sul e do Campeche, na Baía Sul, na Baía Norte e em laboratórios da UFSC.

O Veleiro Eco segue na captação de recursos para a produção de uma série científica para a TV, narrando as aventuras de uma expedição oceanográfica no sul e sudeste brasileiros.  Os produtos audiovisuais do Veleiro Eco possibilitam ao seu público  mergulhar ainda mais profundamente nas pesquisas e descobertas sobre os ecossistemas marinhos e as riquezas naturais brasileiras.

A embarcação é o primeiro veleiro de expedições científicas oceanográficas do Brasil, foi totalmente desenvolvido e construído na Universidade Federal de Santa Catarina. A construção iniciou em 2012 e foi concluído com lançamento ao mar em 2018.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here