Vendaval causou estragos em 31 municípios catarinenses

    foto aérea de galpão destruído pelo vendaval
    Empresas foram danificadas pelos tornados em Tangará - Flavio Vieira Junior/DCSC/Divulgagação/CSC

    Os tornados e tempestades que atingiram Santa Catarina na última sexta-feira (14/8) provocaram estragos em ao menos 31 cidades catarinenses e danos em pelo menos cinco mil residências. O dado consta no último boletim divulgado pela Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira (17).

    Os eventos climáticos resultaram em fortes ventos e chuva de granizo em diversas regiões do estado. Uma pessoa morreu e dezesseis ficaram feridas por conta das tempestades.

    A Defesa Civil estadual continua o seu trabalho de assistência aos atingidos. Até o momento, mais de 34,5 mil itens de assistência humanitária já foram entregues. Foram encaminhados para as áreas atingidas 74 rolos de lona, 550 colchões e 20,6 mil telhas, além de cestas básicas.

    Dois tornados

    Publicidade

    Uma avaliação realizada pelos técnicos conclui que houve a formação de dois tornados em Santa Catarina na última sexta-feira. Segundo o Laboratório de Clima da Defesa Civil de Santa Catarina, o primeiro tornado fez um traçado nos municípios de Água Doce, Ibicaré e Tangará. Já o segundo tornado afetou o município de Irineópolis. O Sistema também provocou micro explosões e chuva de granizo intensa, como registrado no município de Vargem Bonita, onde 80% dos telhados de residências foram danificados.

    caminhão tombado e retorcido sobre outro em foto aérea
    Em Tangará caminhões foram danificados pelo vendaval – Flavio Vieira Junior/DCSC/Divulgagação/CSC

    Até o momento foram registrados 16 feridos, 848 pessoas desabrigadas e 650 desalojados. Quatro municípios estão com abrigos abertos para receber os afetados. Também foi registrada uma morte em decorrência do vendaval.

    Publicidade