Verão será de chuva na média e temperatura acima, prevê Epagri

    A previsão trimestral da Epagri para dezembro, janeiro e fevereiro mostra que o Verão de 2021 para 2022 será de chuvas na média climatológica e temperaturas acima do normal.

    Segundo a estimativa, a chuva será mal distribuída com totais mais baixos em dezembro no Oeste e mais elevados no Litoral na segunda quinzena de dezembro e no mês de janeiro. Nos meses de janeiro e fevereiro a média mensal de precipitação está calculada em 200 a 230 mm na Grande Florianópolis e Litoral Norte e varia de 130 a 190 mm do Oeste ao Planalto e no Litoral Sul.

    A tendência é que neste trimestre os temporais ocorram com mais intensidade, com granizo e ventania em Santa Catarina. Por vezes a chuva ocorre com totais mais significativos em curto intervalo de tempo.

    Publicidade

    Em relação às temperaturas, a previsão é de que os termômetros no semestre marquem mais vezes valores acima da média climatológica catarinense. Segundo a Epagri, no verão massas de ar quente serão frequentes e duradouras. Em dezembro massas de ar seco com céu mais claro à noite podem causar declínio mais acentuado na temperatura em especial no Planalto Sul, com episódios de geada fraca e muito isolada nas áreas mais altas da região.

    Na superfície do mar deve predominar o fenômeno da La Niña, que é quando a temperatura da água está mais alta e, assim, em dezembro e janeiro pode diminuir a condição favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

    Publicidade