Xepa da vacina é liberada para adolescentes com deficiência ou comorbidades

    A Secretaria de Saúde de Santa Catarina liberou o uso das doses da vacina contra a Covid-19 que sobram ao fim das aplicações para o público de 12 a 17 anos

    Adolescentes de 12 a 17 anos com deficiências ou comorbidades em SC poderão ser vacinados contra a Covid-19 com a “xepa”, as doses que sobram ao final do dia. A Secretaria de Estado da Saúde liberou o uso na última sexta-feira (20) e visa evitar principalmente o desperdício dos frascos de vacina da Pfizer/Comirnaty, que têm validade de 6 horas após abertos.

    As doses da xepa devem ser aplicadas no público adolescente, com deficiências ou comorbidades, excepcionalmente em casos em que não há pessoas com mais de 18 anos a serem vacinadas. A nota técnica orienta os municípios com doses superior ao necessário que informem a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) para o remanejamento dessas vacinas para cidades com demanda de vacinação na população adulta.

    Os municípios que já vacinaram a população de 18 anos ou mais não devem começar já a aplicação da vacina contra a Covid-19 no público adolescente. A imunização neste público inicia no estado somente após deliberação do CIB para a nova etapa da campanha de vacinação. A previsão é de que todos as cidades de SC vacinem a população de 18 a 24 anos até 31 de agosto.

    Publicidade