40 casos de coronavírus em Santa Catarina

    "Talvez lá pelo domingo talvez a gente tenha mais de 100 casos de coronavírus", diz governador

    quatro pessoas em bancada com painel do governo ao fundo
    Moisés e os secretários de Saúde, Fazenda e Desenvolvimento Econômico atualizaram dados e ações nesta sexta-feira (20/3) à noite - Reprodução/CSC

    O governador, Carlos Moisés, confirmou nesta sexta-feira (19/3), em coletiva de imprensa online, que o número de casos de coronavírus em Santa Catarina praticamente dobrou: são agora 40 casos. O governador falou mais uma vez que o número é maior, pois há casos assintomáticos.

    Já o secretário de Saúde, Helton Zeferino, falou sobre o perfil das pessoas infectadas, que não são apenas idosas. “Temos infectados de todas as idades e verificando um caso suspeito de uma criança de 5 anos, o que reforça a necessidade de que todos entendam que fazem parte do grupo de risco”, disse o secretário.

    “Se confirmar o caso com a crianças, a gente sai bastante do perfil, mostra que foi correto o pedido de suspender as aulas”, completou Moisés. “Todas as regiões têm transmissão comunitária”, disse.

    Publicidade

    Segundo o governador, há 48 leitos de UTI aptos a receber pacientes infectados. O número pode subir para 104 leitos em até 20 dias e a meta do governo é de 278 leitos de UTI durante o pior período da pandemia. “Talvez lá pelo domingo talvez a gente tenha mais de 100 casos de coronavírus”, disse Moisés.

    Grupo econômico

    Presente da coletiva, o secretário da Fazenda, Paulo Eli, falou sobre as primeiras ações do grupo econômico do governo estadual para socorrer empresas.

    “Teremos uma queda na arrecadação nos próximos meses. Os estados solicitaram apoio do governo federal, como suspensão do pagamento da dívida pública. Em Santa Catarina o BRDE e o Badesc podem dar carência de 6 meses em financiamentos de pequenas e medias empresas”, disse Eli. Nas operações de até 200 mil reais a suspensão dos financiamentos pode ser de até 12 meses e o governo estuda também um montante de reserva de R$ 50 milhões para o estado subsidiar esses juros.

    Segundo o secretário, o grupo econômico do governo estadual para lidar com as questões de impacto financeiro aguarda mais posicionamentos e ações do governo federal para ampliar o amparo a mais setores.

    Em outra coletiva de imprensa na manhã dessa sexta (20), o governador havia anunciado a suspensão na cobrança de faturas de água na faixa social.

    Publicidade
    COMPARTILHAR