O novo cronograma de liberação ao tráfego na Ponte Hercílio Luz

Durante a semana a abertura será para ônibus e veículos de emergência e nos fins de semana e feriados exclusivo para pedestres e ciclistas

estrutura do meio da ponte sem ninguém
Como no primeiro calendário, liberação de mais linhas de ônibus depende de validação da etapa anterior - Lucas Cervenka/CSC

As datas que a prefeitura e o governo do estado haviam definido para liberação do tráfego na Ponte Hercílio Luz foram modificadas devido às obras que continuam na estrutura até março. A Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano da capital divulgou um novo cronograma nesta quinta-feira (9/1).

Segundo a prefeitura, ao final de cada etapa de liberação haverá uma avaliação de sua efetividade e a implementação da próxima fase poderá ser modificada de acordo com os resultados das análises técnicas detalhadas da etapa anterior.

A previsão da administração municipal é de que até abril deste ano cerca de 72 mil passageiros de transporte coletivo tenham a Ponte Hercílio Luz como parte da rota de acesso ao Centro da capital.

Calendário de abertura ao tráfego
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27 de janeiro
Linha Ponte Viva – início do tráfego da linha circular Ponte Viva pela Ponte Hercílio Luz (gratuita).

Pedestre e ciclistas – tráfego liberado para pedestres e ciclistas pelas passarelas; liberação pode ser antecipada, a depender  do Governo do Estado.

Liberação de carros oficiais – viaturas, ambulâncias e bombeiros.

29 de janeiro
Transporte escolar – liberação de veículos escolares.

Linha de ônibus convencional municipal: 630 – Corredor Continente (ida).

Linhas executivas municipais: Linha executiva municipal circular 1119 – Ponte Viva, 3001 – Executivo Jardim Atlântico/UFSC (ida), 3002 – Executivo Abraão/UFSC (ida) e 6220 – Executivo Abraão (volta).

Linhas executivas intermunicipais (ida e volta): Executivo Biguaçu, Executivo Bairro Ipiranga, Executivo Bela Vista, Executivo Zenaide, Executivo Dona Wanda, Executivo Dona Adélia, Executivo Antônio Carlos e Executivo Governador Celso Ramos.

1º de fevereiro
A partir do sábado, 1º de fevereiro, o tráfego na Ponte Hercílio Luz (passarelas e pistas de rolamentos) serão exclusivas para pedestres e ciclistas nos finais de semana e feriados.

17 de fevereiro
Linhas convencionais municipais (ida): 631 – Capoeiras, 660 – Aracy Vaz Callado, 661 – Balneário, 663 – Coloninha, 671 – Vila Promorar, 844 – Bairro de Fátima, 946 – Jardim Atlântico/UFSC, 948 – Capoeiras/UFSC.

Novas linhas de ônibus convencional municipal (ida e volta): Jardim Atlântico/Centro, Abraão/Centro e Capoeiras/Centro.

Linha executiva municipal (ida): 6220 – Abraão.

Mais linhas executivas intermunicipais: Está previsto o início do tráfego de mais linhas executivas intermunicipais nesta data. A liberação vai depender da validação desse tipo de linha que iniciou tráfego na ponte em 29/01.

2 de março
Liberação de mais linhas de transporte convencional municipal (ida) – 668 – Promorar via Ivo Silveira (ida), 670 – Monte Cristo (ida), 760 – Morro do Geraldo, e 949 – Abraão/UFSC (ida).

35 linhas convencionais intermunicipais (ida): Ipiranga, Biguaçu, Janaína, Bela Vista, Zanelatto, Bom Viver, Wanda, Dona Adélia, São Pedro, Floresta/Kobrasol, Shopping Itaguaçu, Fundos, Araucária, Avenida das Torres, Loteamento José Nitro, Saudade, Catarina, Governador Celso Ramos/Fpolis, Prado, Praia João Rosa, Antônio Carlos/Fpolis, Jardim das Acácias, Barreiros, Ceasa, Palmas/Fpolis, Rua Santo Antônio, Bela Vista via Floresta, São Miguel, Roçado via Estreito, Três Riachos/Fpolis, Heriberto Hülse, Armação/Fpolis, Jardim Cidade, Governador Celso Ramos/Fpolis e Carandaí.

16 de março
Liberação de mais linhas convencionais intermunicipais. Esta nova etapa dependerá da validação desse tipo de linha que iniciou circulação pela Ponte Hercílio Luz em 2 de março.

6 de julho
Novas linhas municipais serão liberadas para passar pela Hercílio Luz a partir da implementação da nova rota Continente/Rua Hoepcke/Av Rio Branco.

Veículos particulares, anteriormente com previsão de poderem passar pela ponte em agosto, agora não há perspectiva de uso da estrutura.

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