SJ, PH, BIG e FLN: Região volta a unificar regras, agora sobre áreas públicas e artistas em bares

    Cidades reunificaram os decretos de restrições e liberações de atividades conforme classificação de risco potencial para a Covid-19 na região (alta)

    As prefeituras de São José, Palhoça, Biguaçu e Florianópolis realinharam as medidas para contenção do contágio de coronavírus e publicaram decreto conjunto de regras iguais para os quatro municípios nesta terça-feira (1/9). Em duas últimas oportunidades houve divergência.

    Agora, como antecipado na parte da manhã pelo prefeito da capital, os decretos permitem o acesso de pessoas às praias e cachoeiras para prática de esportes aquáticos, pesca e caminhadas. Fica autorizada também a prática de atividades físicas e esportivas, assim como as caminhadas individuais em ambientes públicos ao ar livre, como parques, praias, calçadões, ciclovias e avenidas. Não é permitido permanecer nesses áreas públicas.

    Os parquinhos, academias e quadras de esportes ao livre permanecem com uso proibido. Só podem ser usadas as quadras no casos de treinamentos para até quatro pessoas e com distanciamento de 4m. Treinos e práticas de esportes coletivos continuam proibidos.

    Publicidade

    As apresentações artísticas em bares e restaurantes também foram liberadas nos quatro municípios, desde que haja no máximo três integrantes nesses tipos de estabelecimento e terminem uma hora antes do fechamento da casa.

    O transporte público intermunicipal passa a funcionar com capacidade de 50% da lotação. Para qualquer ocasião, o uso da máscara, álcool em gel e o distanciamento físico de no mínimo um metro e meio é invariável. As medidas valem por 14 dias.

    curva do calçadão da beira-mar de são josé junto com ciclovia; não há ninguém; dia nublado; árvores ao longo da orla; prédios ao fundo
    Não pare na pista: pode caminhar, correr, pedalar; não pode permanecer nas áreas públicas de São José, Palhoça, Biguaçu e Florianópolis – Lucas Cervenka/CSC

    Casos e risco potencial

    Segundo os dados mais atualizados das prefeituras, há, no momento, 3.822 casos ativos somados nos municípios: 1.389 em Palhoça, 425 em Biguaçu, 144 em São José e 1.864 em Florianópolis.

    A capital também reduziu sua classificação de risco de Covid-19 para a faixa laranja (alto risco), de maneira similar ao que o governo do estado considera para a região desde 20 de agosto. As regras adotadas agora para os quatro municípios confluem com as determinações pelo governo do estado para a contenção da pandemia para cada região conforme classificação de risco.

    De acordo com os dados do governo de SC, a ocupação de leitos de TI do SUS na região da Grande Florianópolis é de 57% até o final da noite dessa terça.

    Por Lucas Cervenka - reportagem@correiosc.com.br
    Publicidade