Florianópolis amplia prazo para imunizar crianças contra poliomielite

Prefeitura pede que população leve as crianças para tomar a vacina nos postos de saúde

A Prefeitura de Florianópolis decidiu ampliar a campanha de vacinação contra a poliomielite até 17 de dezembro. A prorrogação ocorre após a baixa cobertura vacinal da cidade, atingindo 47,56% de imunização do público-alvo, quando a meta é de 95%.

Todos os centros de saúde estão oferecendo a imunização sem agendamento prévio. Para tomar as gotinhas de vacina os pais ou responsáveis por crianças de 1 ano a 4 anos 11 meses e 29 dias, apenas precisam comparecer até a unidade com documentação e caderneta de vacinação.  

Os profissionais das unidades de saúde estão identificando crianças e conduzindo buscas ativas, entrando em contato com os pais para explicar a importância da dosagem. O vírus é a causa da paralisia infantil, e a não imunização representa um grande risco a médio e longo prazo para a população.  

Publicidade

“É muito importante que a população leve as crianças para vacinar, mesmo as que já tomaram as doses para que a gente possa obter o que chamamos de imunidade de rebanho. Precisamos evitar a introdução a circulação poliovírus selvagem”, comenta a enfermeira que coordena a ação Sandra Regina da Costa. 

Publicidade