Matriz mostra novamente 15 regiões de SC em nível máximo de risco à Covid

    matriz de risco mostra todas as regiões de sc no vermelho, menos a grande florianópolis
    Risco à Covid permanece no máximo na maior parte do estado - SES/Divulgação/CSC

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou neste sábado (29/5) a matriz de risco potencial à Covid. A região da Grande Florianópolis se manteve no patamar grave (cor Laranja) e outras 15 regiões catarinenses estão no nível máximo de risco à doença pulmonar, com situação gravíssima (cor vermelha) para a transmissão do coronavírus.

    matriz de risco mostra todas as regiões de sc no vermelho, menos a grande florianópolis
    Risco à Covid permanece no máximo na maior parte do estado – SES/Divulgação/CSC

    De acordo com a matriz dessa semana, todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo (nota 4), isto é, em nível gravíssimo no quesito capacidade de atenção, o que avalia a taxa de ocupação de UTI.

    Os dados do estado mostram que, nesse sábado, 1.728 leitos de UTI estão ocupados, o que representa uma taxa de 93,9% na média estadual. Desses pacientes internados, 985 estão com Covid. Regionalmente, apenas a Grande Florianópolis tem ocupação dos leitos de terapia intensiva abaixo de 84%.

    Publicidade

    Nesta semana, além da manutenção da Serra Catarinense com risco máximo em todos os quesitos, o Planalto Norte também recebeu a pior avaliação em todos os índices pela matriz: evento sentinela (elevação do número de óbitos); transmissibilidade (variação do número de casos); monitoramento (número de exames RT-PCR para Covid-19 processados pelo Lacen) e capacidade de atenção (ocupação dos leitos de UTI).

    Casos de Covid em SC

    Nessa semana Santa Catarina ultrapassou a marca simbólica de 15 mil fatalidades pela Covid, agora em 15.142. São 963.699 casos confirmados de infecção pelo coronavírus, dos quais 924.774 se recuperaram e 23.783 continuam em acompanhamento, como casos ativos.

    Publicidade
    COMPARTILHAR