Santa Catarina pode registrar a primeira neve de 2025 nesta semana

    Proteção e Defesa Civil monitora avanço de frente fria e alerta para frio intenso, geada ampla e risco de congelamento em regiões elevadas

    Foto: Mycchel Legnaghi/Arquivo/São Joaquim Online

    Santa Catarina enfrenta mudanças significativas no clima nesta última semana de maio. A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil monitora uma frente fria que avança sobre o estado entre terça-feira (27/05) e a tarde de quarta-feira (28/05). Por conta disso, o tempo fica instável, e o risco de temporais aumenta, especialmente no Grande Oeste.

    Depois que a frente fria se afasta, uma massa de ar seco e frio avança pelo Sul do Brasil. Assim, a partir da noite de quarta-feira (28/05), as temperaturas caem drasticamente em todo o estado. No Litoral, o frio será ainda mais intenso, pois os ventos sopram fortes, entre 50 e 70 km/h.

    De acordo com os modelos meteorológicos, as mínimas podem ficar abaixo de 0°C nas áreas mais altas, como os Planaltos e o Meio-Oeste. Nessas regiões, o frio intenso, aliado à umidade disponível, cria condições favoráveis para precipitação invernal e até neve. Além disso, a maior chance para esse fenômeno ocorre na quinta-feira (29/05). No entanto, a Defesa Civil alerta que o evento é difícil de prever, por isso, é importante acompanhar os boletins atualizados.

    Previsão para os próximos dias
    Publicidade

    O frio deve persistir até, pelo menos, domingo (1º de junho). Entre as noites e manhãs, as temperaturas permanecem baixas em todo o estado. No Extremo Oeste, Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis serrana, as mínimas ficam entre 0°C e 5°C. Já no Litoral, os termômetros marcam entre 5°C e 10°C. Mesmo com a redução das chuvas e a volta do sol, as tardes continuam frias, com máximas que não passam dos 20°C.

    Durante esse período, há condições favoráveis para a formação de geada ampla, inclusive no Litoral. No interior, a previsão indica geada forte, com risco de congelamento de pistas e tubulações nas regiões mais altas.

    Por isso, a Defesa Civil de Santa Catarina segue atenta e orienta a população a tomar medidas preventivas. Cuide da saúde, use aquecedores com segurança e redobre a atenção ao trafegar em áreas de serra.

    Para mais informações, acompanhe os canais oficiais da Defesa Civil e as redes sociais do órgão. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193 (Corpo de Bombeiros).

    Publicidade
    COMPARTILHAR