A Prefeitura de Florianópolis apreendeu cinco caminhões que descartavam entulhos em um aterro ilegal. A ação ocorreu na terça-feira (09/09), na comunidade da Lajota, no bairro Ingleses.
A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, coordenou a fiscalização em parceria com o Setor de Fiscalização de Obras, da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.
Os agentes flagraram um caminhão despejando entulhos em área irregular e, durante a operação, interceptaram outros quatro veículos. Eles carregavam juntos cerca de 70 metros cúbicos de entulhos.
O aterro funcionava em área de preservação permanente, o que configura crime ambiental. A fiscalização autuou cinco empresas por poluição ambiental, descarte irregular e aterro sem licença. A Floram conduzirá o procedimento de infração ambiental.
“Estamos firmes com a fiscalização em todo o município. Essa apreensão mostra nosso rigor contra crimes ambientais em Florianópolis”, afirma Maryanne Mattos, vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública.
Alexandre Waltrick, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reforça a importância da fiscalização contínua. “Essa operação comprova que atuamos permanentemente para proteger as áreas preservadas da cidade”, destaca.