A Prefeitura de São José abriu novas vagas para o projeto Natação São José. A Secretaria de Esporte e Lazer executa a iniciativa, criada em maio deste ano, com o objetivo de ensinar crianças de 8 a 12 anos a nadar e identificar situações de risco.
Hoje, 20 crianças frequentam as aulas de natação. Elas ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, no bairro Praia Comprida. Para garantir uma vaga, os pais ou responsáveis devem preencher o formulário online disponível no site da Prefeitura.
O projeto foca no aprendizado de habilidades aquáticas essenciais. Durante as aulas, as crianças treinam respiração, flutuação, mergulho, saltos da borda e os quatro estilos de nado: crawl, costas, peito e borboleta. Além disso, o programa dá grande ênfase à segurança.
Por isso, os alunos aprendem a reconhecer situações de perigo, respeitar regras da piscina e aplicar técnicas básicas de flutuação para salvamento. Também descobrem como pedir ajuda e agir corretamente em casos de emergência.
De acordo com Manoela Zanluchi, coordenadora do projeto, a meta principal é reduzir mortes por afogamento entre crianças. “A cada dois meses, temos uma aula totalmente voltada à segurança aquática. Também entregamos material para a família, com orientações sobre exercícios de auto salvamento. Essas são ações muito importantes no combate ao afogamento infantil, que é a quarta causa de morte na infância. E, com a chegada do verão, período em que esses números aumentam, a prevenção se torna ainda mais crucial”, afirmou.
Horários das aulas
Turma 1: Segunda e Quarta | 8h45 – 9h30 | Idade: 8 a 9 anos (5 vagas)
Turma 2: Quarta e Sexta | 9h30 – 10h15 | Idade: 9 a 12 anos (5 vagas)
Turma 3: Segunda e Quarta | 17h15 – 18h00 | Idade: 8 a 12 anos (10 vagas)











