Frente fria provoca temporais em Santa Catarina no fim de semana

    Visão de dentro de um carro com gotas de chuva caindo no para-brisa, representando o tempo chuvoso e instável, com frente fria em Santa Catarina.
    Foto: Airton Fernandes/SDC/Divulgação

    A passagem de uma frente fria muda o tempo em Santa Catarina neste fim de semana. Com isso, a chuva alcança todas as regiões do estado. Ainda assim, o calor continua intenso e as temperaturas superam os 30°C em todo o território catarinense.

    Além disso, em algumas áreas, os termômetros sobem ainda mais. No Extremo Oeste, no Vale do Itajaí e no Litoral, as máximas podem passar dos 35°C. No entanto, o alívio no calor deve ocorrer apenas na segunda-feira, dia 19, após a atuação do sistema.

    A frente fria está associada à formação de um ciclone no oceano, no extremo sul da América do Sul. Apesar disso, o fenômeno não deve causar impactos diretos em Santa Catarina. Ainda assim, ele contribui para o aumento das instabilidades.

    Sexta-feira (16)
    Publicidade

    Na sexta-feira, dia 16, permanecem os temporais típicos de verão. Nesse cenário, as instabilidades atingem principalmente a faixa entre o Meio-Oeste e o Litoral, com maior intensidade nas áreas de serra. De forma geral, mesmo ocorrendo de maneira isolada, os temporais podem provocar vendavais e volumes elevados de chuva em curto período. Contudo, a tendência é de cessar ao longo da noite.

    Sábado (17)

    No sábado, dia 17, o dia começa com tempo firme em grande parte do estado. Entretanto, a partir da tarde, a aproximação da frente fria favorece a formação de temporais em todas as regiões. Assim, aumentam as condições para vendavais e chuva pontualmente intensa.

    O maior risco se concentra no Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Nesses locais, podem ocorrer alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.

    Domingo (18)

    No domingo, dia 18, o padrão se mantém. Ou seja, o calor continua elevado e, novamente, a passagem da frente fria sustenta o cenário favorável à ocorrência de temporais em todo o estado.

    A partir da madrugada de segunda-feira, dia 19, o tempo tende a ficar mais firme e as temperaturas diminuem. No Litoral, o vento sul sopra com intensidade moderada a forte, com rajadas que podem alcançar até 70 km/h nas áreas costeiras.

    Mesmo assim, apesar da queda inicial, a previsão indica elevação gradual das temperaturas ao longo dos dias seguintes.

    Publicidade
    COMPARTILHAR