A região continental de Florianópolis vive um avanço aguardado há décadas. O governo publicou o contrato para instalar o novo interceptor de esgoto no trecho da Praia do Balneário do Estreito. Assim, a obra enfrenta falhas crônicas do sistema de esgotamento sanitário na área.
O investimento chega a R$ 4,6 milhões. A iniciativa surgiu após mobilização da comunidade e parecer técnico do gabinete do deputado estadual Mário Motta, enviado à Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina. Além disso, o documento passou a integrar uma Ação Civil Pública em tramitação na Justiça Federal.
Substituição de tubulação antiga
O projeto prevê a retirada do interceptor instalado na década de 1980, hoje deteriorado e soterrado pela areia. Em limpeza recente, equipes retiraram cerca de 50 m³ de sedimentos da tubulação.
Em seguida, as equipes vão implantar o novo traçado em via pública. Dessa forma, o trecho problemático na orla deixará de operar de maneira definitiva. A previsão indica conclusão no primeiro semestre de 2027.
Com a intervenção, o sistema deixará de registrar extravasamentos frequentes de esgoto na Praia do Balneário. Ao mesmo tempo, a obra reduzirá a entrada de areia e água do mar na rede, fatores que provocam assoreamento e perdas operacionais. O novo interceptor de esgoto também vai garantir maior durabilidade e menos manutenção na rede.
Melhorias já refletiram na balneabilidade
Em janeiro de 2025, denúncias encaminhadas à Aresc e à Casan provocaram ações emergenciais. Entre elas, equipes realizaram manutenção de poços de visita, desassoreamento com equipamentos de alta potência e reforço nas fiscalizações do programa “Se Liga na Rede”, em parceria com o município.
Como resultado, a Praia do Jardim Atlântico voltou a apresentar condições próprias para banho pela segunda vez em 28 anos. Análises do Instituto do Meio Ambiente registraram níveis de Escherichia coli abaixo de 800 por 100 ml em quatro das cinco coletas mais recentes.
Essas medidas ocorreram após denúncias que apontaram mais de 800 vazamentos no sistema de esgotamento sanitário do Continente apenas em 2022.
Próximas etapas
Com o contrato do Trecho 1 firmado, o foco agora recai sobre os Trechos 2 e 3, entre a Marinha e Barreiros, incluindo a Estação Elevatória de Esgoto GB.
Na última semana, o deputado enviou ofício à Aresc e cobrou projetos imediatos para os segmentos restantes. O documento solicita relatórios de vídeo inspeção, análises de intrusão marinha e atualização sobre equipamentos das estações elevatórias.
“Há décadas a comunidade faz cobranças reiteradas por soluções para os despejos de esgoto na Praia do Balneário, sem que nada efetivo fosse feito. Encaminhamos ofícios aos órgãos solicitando providências, visando sanar esse grave problema. Enfim, estamos cada vez mais perto de uma solução definitiva”, afirma Mário Motta.
O parlamentar reforça que a cobrança continuará. “Apesar dessa vitória inicial, não vamos parar por aqui. Já estamos pressionando pela contratação dos demais trechos para garantir uma solução integral. Além disso, essas informações embasarão questionamentos sobre a tarifa de esgoto, já que os usuários pagam por um serviço precário há anos. Com praias balneáveis, levamos mais qualidade de vida, lazer e valorização à região”, completa.











