O prefeito de Ascurra, Arão Josino, vai assumir a Secretaria do Planejamento de Santa Catarina a convite do governador Jorginho Mello. A mudança ocorre no fim deste mês. A nomeação de Arão Josino para a Secretaria do Planejamento de Santa Catarina reforça a estratégia do governo para a área.
O atual secretário, Fabricio Oliveira, deixa o cargo por causa dos prazos do período eleitoral.
Trajetória de Arão Josino
Arão Josino é prefeito reeleito de Ascurra e tem experiência na administração pública. Ao longo da carreira, ele atuou em diferentes cidades de Santa Catarina. Por exemplo, teve passagens pelas prefeituras de São José e Timbó.
Além disso, o novo secretário acumulou funções importantes em entidades municipalistas. Em 2022, presidiu a Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE). Já em 2023, foi vice-presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
Atuação regional
Arão Josino também tem atuação em consórcios e órgãos regionais. Ele é presidente do Consórcio Intermunicipal do CISAMVE para o período de 2025/2026. O consórcio atua na área de saúde e serviços no Vale Europeu.
Atualmente, ele também preside a Instância de Governança Regional do Turismo do Vale Europeu (IGR Vale Europeu). Dessa forma, amplia sua experiência em planejamento e desenvolvimento regional.
Mudança na secretaria
A troca no comando da Secretaria do Planejamento de Santa Catarina ocorre dentro do calendário eleitoral. Por isso, Fabricio Oliveira deixa o cargo para cumprir os prazos legais.











