O artista é um investigador de ideias e sentimentos. A pintura é uma das formas de arte mais apreciada da história, a qual expressa muitas vezes algo indescritível, que pode ir além da sua concepção. O pintor demonstra em suas obras os mais profundos sentimentos, de modo a provocar no público reflexões, emoções e sensações surpreendentes.

A pintura em tela é uma das modalidades dos cursos oferecidos pelas Escolas Profissionais em São José. Durante as aulas, cada pincelada é uma nova possibilidade e embarcar nessa aventura, um incentivo a criação. Da mistura das tintas, com planos de profundidade e luminosidade, harmonia, equilíbrio, texturas e matizes surgem belas produções, que revelam paisagens, objetos e abstrações entre outras composições.

Nelson Popini é aluno da escola profissional de Campinas
Nelson Popini é aluno da escola profissional de Campinas – Divulgação/CSC

Com seus cavaletes e telas, muito além de posar para as fotos, professores e professoras se dedicam a repassar, o precioso conhecimento adquirido ao longo de tantos anos. A diretora da EP Santo Antônio, Nilde Aparecida Derner Capistrano, pontua os desafios vividos hoje. “Encarar esse momento de pandemia, nos faz repensar a nossa prática e nos reconecta com o que realmente faz sentido, nesse processo de ensinar, que direciona para a oportunidade de fazermos diferente”.

Publicidade

A professora Lucenir Martins Maciel Jacinto da EP Santo Antônio tem se dedicado para que seus alunos, mesmo por meio de videoaulas se sintam motivados a exercitar e a conhecer um pouco mais sobre a pintura. “São alguns exercícios onde podemos aproveitar materiais acessíveis, para a realização da escala cromática, obtendo assim o conhecimento da mistura das cores na paleta. Trabalhei também com a percepção das manifestações artísticas urbanas, em especial o grafite na Grande Florianópolis. Um tema que tem nos agraciado com grandes painéis espalhados pela cidade. Assim despertamos em nossos alunos olhares diferentes, mais sensíveis para a arte de rua, que está acessível a toda a população. E a cada aula, vamos ampliando nossos conhecimentos”, esclareceu.

trabalhos de pintura em tela da escola profissional cândido amaro damásio em são josé
Trabalhos da escola profissional Cândido Amaro Damásio – Divulgação/CSC

Na EP Prefeito Cândido Amaro Damásio, conta a diretora Edna Hilda Eger, “a pintura em tela além de ser uma atividade que trabalha a coordenação motora, agilidade, percepção de espaço, expressão artística, é ainda um trabalho social que transmite uma sensação de bem-estar psicológico, eleva a autoestima, além de ser um meio de expressão, que é utilizado pelos seres humanos desde a Pré- História até os dias atuais”.

Todos esses destaques apresentam o próprio município de São José, como tema inspirador para professores trabalharem e criarem suas obras. Como Inácio Dorvantil Nunes Rodrigues, professor da EP Deolinda dos Santos Farias – Forquilhinha, que tem pintado a arquitetura da cidade, relacionando-a com a dança, pelas ruas, em pontos que contam sua história. “Nas suas aulas online, Inácio parte do desenho e a pintura vai se revelando nas cores, que são agregadas a cada pincelada” relata a diretora Rozana Cleonice Garcia dos Santos.

Aluna Alcinéia Maria Coelho
Aluna Alcinéia Maria Coelho estudas na escola de Campinas – Divulgação/CSC

Para a professora da EP Campinas Irene Campos Pinho, pintar é uma forma de expressão que reflete a sociedade. Já Beth Yukiko Flores, também professora, revela: “cada toque do pincel na tela é uma nova descoberta. Muitos fazem arte pela alegria que ela desperta, outros por paixão, outros ainda, por trazer vida e dinamismo às formas, possibilitando assim, uma compreensão maior do processo de criação”. A professora Leneci Maria Flores Nunes diz, que ser professora de pintura é um presente. “Esse envolvimento entre a tela e a arte de pintar, onde a estética e a criatividade inspiram o pintor, faz com que possamos transformar em poesia o retrato do nosso tempo”.

O diretor da EP Campinas, Luís Antônio de Aguiar conta da qualidade dos cursos oferecidos. “Temos profissionais que além de compromissados, desenvolvem suas atividades reunindo as técnicas, com os anseios trazidos por nossos alunos, que expressam suas preferências por temáticas variadas, o que torna todo o trabalho muito cativante na sua pluralidade. Durante a pandemia, temos feito muitas lives com a oferta das pinturas e nunca, no decorrer de tantos anos, foram vendidas tantas telas”.

alunas pintando em aula na escola profissional de campinas em são josé
Alunas da escola profissional de Campinas – Divulgação/CSC

A pintura em tela é o segundo curso mais procurado nas Escolas Profissionais, declara a coordenadora Claudia Márcia Muniz da Silva. “Muitas das pessoas que têm preferência pelo curso querem aprimorar o talento que já possuem, embora muitas tenham o desejo de desenvolver desde o início essa habilidade. Elas fazem coisas maravilhosas, que nos surpreendem a cada dia. São 11 professores efetivos, que se dedicam ao ensino dessa arte tão apreciada e com muita produtividade nas nossas escolas. Nas feiras que realizamos todos os anos, a pintura em tela sempre faz muito sucesso. Hoje estamos mostrando esse trabalho de forma virtual, mas espero que logo possamos exibir todos esses quadros incríveis, novamente presencialmente para o público”.

Publicidade