Abrigo emergencial é montado em São José para noites de frio intenso

As abordagens às pessoas em situação de rua ocorrem nas noites de frio abaixo de 10ºC, das 19h às 7h

Após receber alerta da Defesa Civil, na noite desta segunda (24/5), a equipe de abordagem social do centro de referência especializado para população em situação de rua (Centro Pop) intensificou as abordagens de rua por conta do frio intenso. O trabalho foi realizado em 22 pontos entre ruas e praças e das 12 pessoas abordadas, duas aceitaram o acolhimento e foram encaminhadas para o abrigo emergencial. Outras nove pessoas foram acolhidas por demanda espontânea.

Em um quarto branco com janela, quatro colchões estão encostados na parece com numerações acima, a roupa de cama é branca e o cobertor dobrado é escuro. O abrigo emergencial de São José foi montado para atender as pessoas durante as noites de frio intenso.
Aproximação do inverno intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua – PMSJ/Divulgação/CSC

O abrigo emergencial é aberto nas noites de frio intenso (abaixo de 10ºC) e nesses dias as abordagens e atendimentos são realizados das 19h às 7h. A mesma estrutura de serviço e auxílio oferecida todos os dias no Centro Pop, das 8h às 17h, está disponível para as pessoas que são acolhidas nas noites de inverno. Além de disponibilizar acesso a higiene pessoal e refeições aos usuários, os que aceitam, participam de grupos de conversa, recebem atendimento de assistentes sociais, médicos, psicólogos e de um defensor público.

Segundo o secretário de assistência social, Lédio Coelho, os profissionais do Centro Pop agilizam a obtenção de documentos e promovem ações para que seja feita a reinserção da pessoa à sociedade, reintegrando-a, quando possível, ao ambiente familiar e ao mercado de trabalho. “A abordagem social é uma porta de entrada para reinserção dessa população. Nosso papel é ofertar e orientar sobre os serviços disponíveis”, explica.

Publicidade

Os cidadãos podem solicitar abordagem para pessoas em situação de rua pelos telefones (48) 98854-4443 e (48) 3288-5787. A prefeitura conta ainda com convênio com comunidades terapêuticas, disponibilizando 95 vagas para homens, mulheres, adolescentes e transgêneros.

Publicidade