Agravamento da pandemia deve significar novas medidas restritivas em Santa Catarina

A escalada dos casos de infecção por coronavírus – a consequente lotação da maioria dos hospitais em Santa Catarina – fará com que o estado volte a tomar medidas restritivas para impor o isolamento social.

Em fevereiro, Santa Catarina tem vivido um agravamento da pandemia, com situações mais críticas na região de Chapecó (onde as medidas já foram endurecidas) e parte do Oeste e na Grande Florianópolis, onde inclusive uma mulher morreu de covid em casa por falta de leito de UTI no hospital referência, na última sexta-feira. A lotação dos hospitais, cuja taxa geral no momento no estado é de 90%, fez com que o governo suspendesse por 20 dias as cirurgias eletivas, na tentativa de desafogar os leitos de UTI.

O governador catarinense tem ficado distante da tomada de decisão, que deve vir ainda nesta semana. Nesta terça-feira Carlos Moisés se reúne com prefeitos para ouvir opiniões sobre o grau de medidas que serão retomadas. Também vai ajustar alguns ponteiros com os estados vizinhos, conversando com os governadores Eduardo Leite (RS) e Ratinho Júnior (PR).

Publicidade

A volta das restrições de convívio é um grande temor para muitos empresários e trabalhadores, por conta da restrição social, que impacta no comércio e na sobrevivência das empresas. A CDL de Florianópolis é uma das entidades que já fez apelo público para que as pessoas respeitem as regras de evitar a proliferação do vírus, para que o comércio não sofra as sanções.

Nesse verão da Covid é comum ver cenas de aglomeração e ausência do uso de máscaras, principalmente por jovens em baladas e festas, à revelia da situação de emergência de saúde pública. Diversos estabelecimentos têm sido interditados em diferentes municípios, com o flagrante de festas cheias.

Ainda que haja um movimento político para suspender o ensino em sala, e após todo um trabalho para fazer voltar as aulas presenciais, o governo catarinense não deve colocar a mão para freiar a educação. As sanções recairão sobre outros setores.

No momento Santa Catarina está perto de 7 mil mortes pela Covid-19, em um universo estadual de 641.840 casos confirmados.

Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br

Publicidade