Governo suspende cirurgias eletivas por 20 dias em Santa Catarina

    Por causa das lotações dos hospitais públicos de Santa Catarina, o governo do estado baixou uma portaria nessa segunda (22) suspendendo todas as cirurgias eletivas de média e alta complexidade por 20 dias. De acordo com o governo, a medida é uma “forma de garantir o acesso dos catarinenses às unidades durante a pandemia de Covid-19”.

    A medida afeta todos os hospitais no território catarinense que dispõem de leitos de internação de UTI,  intermediários ou clínicos, para tratamento das complicações relacionadas à Covid – hospitais próprios de administração direta, hospitais próprios administrados por organização social (OS), hospitais contratualizados sob gestão estadual, hospitais contratualizados sob gestão municipal e os hospitais privados.

    leito de uti vazio visto de fora da sala - governo suspende cirurgias eletivas para desafogar hospitais
    Com a medida, governo do estado espera desafogar hospitais – Maurício Vieira/Secom SC/Divulgação/CSC

    Os procedimentos de urgências, emergências e os procedimentos tempo-sensíveis, a vida do paciente pode estar em risco, não estão suspensos.

    Publicidade

    O governo estadual também determinou, na portaria 168/2021, que os hospitais devem aumentar estoques de oxigênio, equipamentos de proteção individual e reorganizar a disponibilidade de leitos, para garantir a atenção a todos os pacientes que necessitem internação. A medida é também uma reação do recente caso na capital que uma mulher morreu em casa de Covid porque não conseguiu internação no Hospital Florianópolis, lotado.

    + 94% do território de SC está em risco gravíssimo ao coronavírus

    Lotação das UTIs

    O estado de Santa Catarina está vivendo uma aceleração da pandemia em fevereiro. No início do mês houve uma baixa história, com menos de 15 mil casos ativos. Porém, em apenas três semanas, os casos aumentaram em cerca de 80%, atingindo 26.587 estão em acompanhamento nessa segunda, dos quais 746 estão internados em UTI. A ocupação geral das UTIs em SC é de 89%.

    Publicidade