enorme pilha de pneus amontoados
Projeto prevê recolhimento de pneus, equipamentos eletrônicos, pilhas e muitos outros materiais em todo o estado - Divulgação/CSC

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) lançou nesta terça-feira (17/12) o projeto “Penso, Logo Destino”, que tem finalidade de conscientizar e envolver todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos.

Os municípios de Águas Mornas e Angelina, na Grande Florianópolis, serão os primeiros a receber o projeto, no primeiro semestre de 2020.

Segundo o IMA, a primeira fase do projeto consiste na implantação de ações voltadas aos consumidores para a devolução dos produtos e embalagens após a utilização. Os produtos que devem ser devolvidos aos comerciantes são lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e seus componentes, resíduos e embalagens de óleos lubrificantes e de agrotóxicos, pneus, pilhas e baterias. Já os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes têm, nesta etapa, a responsabilidade de estruturar e implementar sistemas de logística reversa para que o material recolhido tenha a destinação adequada e mais ecologicamente correta.

Publicidade

O instituto deve firmar parcerias com entidades responsáveis pelo recolhimento e destinação dos produtos. Serão instalados pontos de coleta nos municípios que aderirem ao programa.

No planejamento do governo do estado, em julho de 2020 devem receber a iniciativa outras cidades com até 20 mil habitantes: Anitápolis, Antônio Carlos, Canelinha, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Nova Trento, Rancho Queimado, São Bonifácio e São Pedro de Alcântara. A partir de 2021, a intenção é levar o projeto para todo o estado. O grande objetivo é tornar Santa Catarina o estado que mais recicla e reutiliza, além da campanha para redução da produção de lixo.

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here