Aluno da rede municipal de São José disputa Mundial de Jiu-Jítsu nos EUA

Bryan Dalprá de França acumula títulos nacionais e internacionais e representa São José em grandes competições

Bryan Dalprá de França participa do Mundial de Jiu-Jítsu
Foto: PMSJ/Divulgação

O estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro Educacional Municipal (CEM) Araucária, no bairro Serraria, em São José, Bryan Dalprá de França, vai disputar mais uma competição internacional. Aos 16 anos, ele embarca nesta quinta-feira (21/05) para o Mundial de Jiu-Jítsu, que será realizado em 28 de maio, em Long Beach, na Califórnia (EUA).

Trajetória no esporte e rotina intensa 

A história no esporte começou cedo. Inicialmente, aos 8 anos, Bryan foi colocado pelos pais em aulas de karatê e futsal. Durante esse processo, ele passou a ter contato com o jiu-jítsu e, consequentemente, se identificou logo no primeiro treino.

“Gostei logo no primeiro treino e nunca mais parei”, contou.

Publicidade

Posteriormente, ele também iniciou no judô, modalidade que segue praticando até hoje. Atualmente, ele treina na equipe Start Doing, sob orientação do técnico Luciano Bernert. Além disso, a rotina inclui treinos de segunda a sábado pela manhã e, à tarde, preparação física.

Conquistas e preparação para novos desafios 

Bryan acumula títulos estaduais, nacionais e internacionais. Entre os principais, estão os cinco títulos catarinenses de jiu-jítsu (2019, 2022, 2023, 2024 e 2025) e, ainda, o título mundial conquistado em 2022, em São Paulo.

Em 2025, ele foi vice-campeão brasileiro e, também, campeão brasileiro NOGI, no Rio de Janeiro. Além disso, no ranking da Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ), ele lidera a categoria meio-médio faixa verde juvenil.

Neste ano, por sua vez, venceu o europeu em Portugal, o pan-americano na Flórida e o brasileiro em Barueri. Da mesma forma, conquistou a etapa dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc).

Após o Mundial, ele já se prepara para o Brasileiro NOGI, em junho, no Rio de Janeiro. Além disso, também foca nas competições de judô, com atenção aos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

Escola, disciplina e futuro no esporte

Além dos treinos, Bryan mantém a rotina escolar no período noturno, no CEM Araucária, por meio da EJA.

A coordenadora da modalidade, Terezinha Firmina Flores dos Santos, destaca o desempenho do estudante.

“O Bryan é um exemplo de dedicação, disciplina e superação. Para a comunidade escolar, é motivo de orgulho acompanhar um estudante da EJA representando São José e o Brasil em competições nacionais e internacionais”, afirmou.

Além disso, ela explica que a escola adapta atividades e avaliações para que os estudantes consigam conciliar estudos e esporte, sem prejuízo ao semestre letivo.

Publicidade