APAE São José comemora 50 anos transformando vidas

Com mais de 120 profissionais e cerca de 630 pessoas atendidas, a APAE São José oferece serviços em educação, saúde e assistência social, fortalecendo sua missão de inclusão e respeito à pessoa com deficiência

Fotos: Albano Aquino/CSC

A APAE de São José celebrou nesta terça-feira (27/05) seus 50 anos de fundação com um evento especial na sede da instituição. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais, imprensa, parceiros e comunidade. Com um coquetel para convidados, a entidade comemorou cinco décadas de dedicação a pessoas com deficiência intelectual.

Uma história construída com amor e luta

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São José nasceu em 27 de maio de 1975, graças a Amélia Inácia Medeiros Ludwig e ao apoio de voluntários engajados em causas filantrópicas. Contudo, a instituição só começou a atender em 1979, em um imóvel cedido pelo governo estadual, próximo à Praça Hercílio Luz, no Centro Histórico.

Devido à demanda crescente, a entidade buscou uma sede própria. Então, em 9 de outubro de 2001, o Sr. Antônio Hillesheim e a Sra. Amélia Ludwig receberam o terreno para a construção da sede, doado pelo Sr. Max Hablitzel e intermediado pelo então prefeito Dário Elias Berger. Posteriormente, no dia 27 de maio de 2003, inauguraram a nova sede, com uma área de 1.485,18 m² e capacidade para atender 250 educandos.

Publicidade

Crescimento contínuo

Hoje, a APAE São José possui mais de 1.485 m² de área construída e atende cerca de 635 usuários nas áreas de educação especial, saúde e assistência social. O corpo técnico conta com mais de 120 colaboradores especializados, que atuam em diversas frentes, como fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, pedagogia, entre outras.

Nos últimos 22 anos, sob a liderança de Antônio Hillesheim, a instituição realizou três grandes obras. A mais recente, por exemplo, foi a construção de um prédio anexo de seis andares. “Agora está tudo pronto. Não temos mais espaço para construir. Portanto, a meta é manter a qualidade e atender cada vez melhor nossos alunos”, destacou Hillesheim.

Reconhecimento e novos desafios

A atual presidente da instituição, Milene Hillesheim da Silva, reforçou o papel da APAE como referência no atendimento à pessoa com deficiência. “Esta data é histórica. Temos orgulho da estrutura que construímos e do acolhimento que oferecemos. Contudo, ainda há uma fila de espera. Nosso desafio agora é ampliar a capacidade e buscar novos apoios”, disse.

A manutenção da APAE depende de doações, convênios com a prefeitura, parcerias com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e apoio da sociedade civil. Além disso, a instituição investe na articulação política para garantir recursos. “Quando precisamos de apoio, procuramos as portas certas. Já fui ao prefeito, ao governador, aos deputados e, graças a Deus, sempre fomos atendidos”, completou Antônio Hillesheim.

O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, também participou da comemoração e prestou homenagem à entidade. “A APAE representa uma história de amor, entrega e trabalho coletivo. É um orgulho para o município e para o estado. Por isso, a prefeitura continuará parceira, trabalhando para ajudar a reduzir a fila de espera”, afirmou.

Com a nova estrutura finalizada, a instituição agora foca na qualificação dos atendimentos e no fortalecimento da rede de apoio. Assim, a missão segue firme: oferecer inclusão, cuidado e dignidade a quem mais precisa.

Publicidade
COMPARTILHAR