Aulas em São José retornam em 22 de fevereiro com diagnóstico dos estudantes

Prefeitura divulgou também os editais para matrículas na rede municipal

alguns alunos usando máscaras em carteiras com outros adultos de máscara na sala - aulas em são josé retornam em 22 de fevereiro
Primeira semana será para avaliação do conteúdo dos alunos na rede municipal -PMSJ/Divulgação/CSC

As aulas em São José retornarão em 22 de fevereiro com uma avaliação de como estão os estudantes em relação ao conteúdo de 2020. Isso para saber se os alunos precisam de um nivelamento ou estão aptos a continuarem no fluxo de matérias. Esse diagnóstico vai até 26 de fevereiro e deve indicar quais alunos precisam revisar conteúdos. Após essa semana de avaliação, as aulas iniciam em 1º de março.

Antes, há o período de matrícula. Há vagas para a educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, escolas profissionais e para as instituições filantrópicas. As inscrições de novos alunos podem ser feitas a partir das 8h de segunda-feira (1º de fevereiro) até as 23 horas de 5 de fevereiro pelo site.

As famílias que não possuírem acesso à internet poderão realizar a solicitação de pré-matrícula no Centro de Educação Infantil ou em Escola Municipal mais próxima de sua residência, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, no período de 1 a 5 de fevereiro.

Publicidade

A divulgação do resultado da solicitação de pré-matrícula será em 12 de fevereiro, a partir das 8h, no site da Prefeitura de São José e também cada unidade de ensino vai exibir no mural a lista de pré-classificados.

Educação Infantil

As inscrições para solicitação de novas vagas nos Centro de Educação Infantil (CEIs) poderão ser realizadas a partir das 8h de 1º de fevereiro até as 23 horas de 5 de fevereiro pelo site. Os critérios de seleção, assim como a documentação necessária podem ser consultados nos Editais Nº 001/2021 e Nº 004/2021. São 36 CEIs para atender as crianças de São José.

Durante a solicitação de pré-matrícula a família deve informar sua opção pela participação da criança nas atividades de aprendizagens presenciais ou não presenciais e se a criança pertence ao grupo de risco. Um termo de compromisso será assinado no CEI se ocorrer a efetivação da matrícula da criança.

Ensino Fundamental

Conforme o Edital Nº 002/2021, a matrícula de estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São José será efetivada respeitando o zoneamento, considerando o endereço residencial indicado pelos pais ou responsáveis no ato da solicitação da vaga, além da disponibilidade de locais e turnos de atendimento. A rede de ensino municipal atende conta com 24 centros educacionais neste ano.

Durante a matrícula os pais ou responsáveis devem informar sua opção: pela frequência ou não do estudante na disciplina de ensino religioso no contraturno; pela participação do estudante nas atividades de aprendizagens presenciais ou não presenciais e preencher se o estudante é pertencente ao Grupo de Risco.

Após a divulgação do resultado da solicitação de matrícula, no dia 12 de fevereiro, a segunda etapa é a confirmação da matrícula, que deverá ser realizada diretamente na Unidade Escolar até o dia 19 de fevereiro.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Com aulas somente no período noturno, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também terá matrículas abertas. Conforme o Edital N º 003/2021 os pais, ou responsáveis e os alunos maiores de 18 anos, que não possuírem acesso à internet poderão realizar a solicitação na escola municipal mais próxima de sua residência no horário 18h30 às 21h30.

A EJA na modalidade presencial é ofertada nos seguintes polos: no Colégio Municipal Maria Luiza de Melo (Kobrasol); na EBM Altino Corsino da Silva Flores (Procasa); no CEM Maria Iracema de Andrade (Barreiros); no CEM Araucária (Serraria); no CEM Antônio Francisco Machado (Forquilhinha); na EBM Albertina Krummel Maciel (Fazenda santo Antônio); no CEM Ceniro Martins (Loteamento Ceniro Martins) e no CEM Renascer (Ipiranga).

Instituições Filantrópicas

De acordo com o Edital Nº 005/2021, os familiares das crianças farão uma pré-solicitação de vaga em uma das Instituições Filantrópicas, parceiras do município. Somente após análise dos documentos feita pela comissão é que a solicitação da vaga será efetivada. Caso alguns dos documentos analisados estejam ilegíveis, incorretos e incompatíveis aos solicitados a comissão entrará em contato com o número disponibilizado para tal correção com prazo estabelecido.

O horário de atendimento nas Instituições Filantrópicas, parceiras, acontecerá de acordo com o estatuto de cada entidade, respeitando o mínimo de 8 horas diurnas para turmas de atendimento integral.

São instituições parceiras do município a Creche e Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas (CVM), a Associação dos Moradores do Bairro Sertão do Maruím -Tia Mariazinha, o Conselho Comunitário Santos Dumont, o Centro de Educação Infantil Renascer, a Ação Social de Barreiros – Creche Anjo da Guarda, a Ação Social de Barreiros – Creche Nossa Senhora de Lourdes, o Educandário Santa Catarina, a Ação Social Salto do Maroím – Frei Antônio e o CETE – Centro de Treinamento Esperança.

Publicidade