Bairro de São José com alta incidência de dengue recebe mutirão contra mosquito

Uma rua concentra 40 casos suspeitos da doença

Nesta quarta-feira (15/3), a Secretaria de Saúde de São José irá realizar um mutirão de combate ao mosquito da dengue na Rua Zabovari, bairro Jardim Cidade de Florianópolis. O logradouro tem cerca de 40 moradores suspeitos de estarem com a doença.

Segundo a prefeitura, até 30 agentes de endemias estarão presentes a partir das 8h para orientar os moradores a limparem as caixas d’água, que são ambientes propícios para as larvas do mosquito transmissor. Além disso, haverá uma estrutura de testagem e pulverização nos arredores.

As notificações de suspeita de infecção por dengue no bairro chegam às autoridades por meio dos postos de saúde, que informam a Vigilância Epidemiológica.

Publicidade

A situação de dengue em São José é considerada de emergência, conforme decreto da prefeitura no dia 8. Até esta terça-feira (14) foram registrados 136 casos de dengue em São José no acumulado do ano, cerca de quatro vezes mais do que no mesmo período de 2022. Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC, há 1.077 focos na cidade.

Redução de maruins

Outra ação contra mosquitos ocorre nos bairros Sertão do Maruim e Colônia Santana. De acordo com a prefeitura há uma pulverização anual de inseticida contra o mosquito maruim, por incômodo aos moradores. Para conter a reprodução dos insetos, a Fundação Municipal de Meio Ambiente utiliza o produto BTI, que é formado por bactérias que são ingeridas pelas larvas dos maruins, provocando a morte.

Publicidade
COMPARTILHAR