Baleia é libertada de rede de pesca em Canasvieiras

    Por volta das 19h de segunda-feira (14/6), o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBM-SC) foi acionado para dar apoio a uma embarcação de pesca, já que uma baleia ficou presa na rede, na área da Ilha do Francês, na região de Canasvieiras.

    Por não conseguirem retirar a rede do animal, a embarcação estava sendo arrastada pela baleia. Pela impossibilidade de soltá-la durante a noite, as equipes cortaram a ligação da rede com o barco, para garantir a segurança dos pescadores e da embarcação. Além disso, foi feita uma sinalização, com boias, para a realização da soltura da baleia na manhã desta terça.

    Publicidade

    As equipes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis, que estiveram no local, indicaram que o animal estava sem riscos, tranquilo, parado e respirando bem e, assim, a baleia poderia ser libertada.

    Na manhã dessa terça (15), então, a equipe do GBS retornou ao local, junto com uma equipe da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e conseguiram retirar a rede, libertando a baleia.

    Publicidade