Barreira sanitária faz primeira confirmação de passageiro com Covid-19 no aeroporto

um homem e uma mulher com coletes laranjas, luvas e máscaras em uma sala com maca, cadeiras, computador e outros equipamentos
Barreira sanitária no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis - Laura Muradi/Divulgação/CSC

No segundo dia de realização de testes para Covid-19 em passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis Hercílio Luz, a equipe da vigilância municipal identificou o primeiro caso de passageiro confirmado com a doença, no fim de tarde dessa sexta-feira (17).

Ao todo, 250 passageiros já passaram pela barreira sanitária feita por profissionais de saúde da prefeitura e do aeroporto. Dos passageiros, cinco apresentavam sintomas respiratórios, dois realizaram teste rápido para coronavírus e um foi positivado. Outros três passageiros assinaram termo de isolamento domiciliar e farão testes de PCR com coleta em casa.

Os testes de PCR são indicados para os dias iniciais da doença, já o teste rápido é eficaz a partir do sétimo dia.

Publicidade

O aeroporto de Florianópolis, com a barreira sanitária, é o primeiro do país a realizar testes para o novo coronavírus. A prefeitura não informou em qual voo o passageiro estava e sobre possível monitoramento de outros passageiros.

Segundo o prefeito, Gean Loureiro, todos que chegam na cidade via aeroporto assinam um termo se comprometendo a ficar isolado por sete dias, sem sintomas, ou 14 dias, quando houver sintomas.

Segundo dados do governo municipal, até 13 de abril eram 264 casos de coronavírus confirmados na cidade.

Publicidade