Belmiro recebe homenagens e reconhecimento de colegas

1
belmiro sauthier falando e gesticulando sentado ao lado de mesa com outros jornalistas ao fundo
Belmiro Sauthier faleceu no último domingo (21), em Florianópolis - PMSJ/Divulgação/CSC

O falecimento do jornalista Belmiro Sauthier, no último domingo, aos 81 anos, repercutiu entre diversas personalidades. Amigos, parentes, colegas e políticos de âmbito municipal e estadual deram as condolências nas redes sociais.

Ainda no domingo, a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD), fez uma postagem em homenagem ao Bel, ou Seu Belmiro, como era conhecido: “Notícia triste neste domingo. Uma grande perda para a família, para os amigos e para a imprensa em Santa Catarina. Aos 81 anos, morreu o jornalista Belmiro Sauthier, fundador e até recentemente editor-chefe do jornal Correio de Santa Catarina. Nos deixa um grande legado. Descanse em paz, querido!”, disse a prefeita. No site da prefeitura também foi publicada uma nota de falecimento.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), também registrou em sua conta no Twitter o falecimento. “Hoje perdemos o querido jornalista Belmiro Sauthier, fundador do Correio de Santa Catarina. Bel sofreu uma parada cardiorrespiratória em casa. Por seu trabalho em prol da nossa Grande Fpolis, minha homenagem”, disse Loureiro, o qual Bel conhecia desde os tempos de vereança em Florianópolis.

Publicidade

Na sessão da Câmara de São José dessa segunda, o presidente, Michel Schlemper (MDB), abriu os trabalhos com uma homenagem ao jornalista, que dedicou grande parte do seu trabalho em São José cobrindo pautas do legislativo. ” Ele, que já fazia falta antes da pandemia, em virtude de estar doente, hospitalizado, sem dúvida será uma das figuras que nós sentiremos muita falta aqui no plenário. Em nome da câmara de São José quero externar essa mensagem à família do Belmiro, aos amigos do jornal Correio, desejando muita força, e Deus o receba em seu infinito amor, porque sem dúvida ele foi uma pessoa que só fez amigos por aqui. Prova disso é que acho que todos os colegas vereadores fez questão de fazer um registro de deixar uma mensagem pela passagem do Seu Belmiro”.

Os vereadores Orvino Coelho de Ávila, André Guesser, Moacir da Silva, Sanderson de Jesus, Alexandre Rosa (Velha), Nardi Arruda, Méri Hang e Caê Martins também fizeram registros sobre a passagem de Belmiro, destacando seu trabalho ético no jornalismo. A vereadora Sandra Martins também se emocionou ao falar de Belmiro, lembrando do aceite por parte do jornalista para receber o título de cidadão honorário de São José, em 2018.

Ao site da NSC Total, colegas dele no Diário Catarinense também falaram sobre a relação que tiveram de amizade e trabalho, como  fotógrafo Antônio Carlos Mafalda, sua esposa, a jornalista Imara Stallbaum, e também o jornalista Celso Vicenzi. O apresentador Roberto Salum também fez uma homenagem, entre outras repercussões de valor em grande parte da imprensa local. O deputado estadual Marcos Vieira também lembrou do trabalho de Belmiro.

Nota da redação

Agradecemos imensamente todas as mensagens de carinho e respeito à memória do nosso fundador, Belmiro Celso Sauthier. Foram muitas manifestações de colegas, recebidas em comentários nas redes sociais ou diretamente para a redação. Obrigado por tudo. Se por ventura deixamos de citar alguma homenagem, pedimos desculpas, procuramos incluir todos que se manifestaram. A próxima edição impressa do Correio SC será em homenagem a ele.

Publicidade
COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here