Foto: Paulo Rodrigo Ferreira/PMB
Foto: Paulo Rodrigo Ferreira/PMB

O município de Biguaçu iniciou a demarcação de vagas e instalação de placas de estacionamento rotativo nas ruas do Centro na última semana. O sistema de estacionamento rotativo pago será implantando a partir do mês de maio e receberá o nome de Estacionamento Solidário.

O Estacionamento Solidário foi instituído através da lei Complementar nº 158/2018, que autoriza a concessão ou permissão do serviço público de estacionamento rotativo, pago e controlado no município. Sancionada a lei, o município celebrou convênio com a Apae de Biguaçu, permitindo que a entidade realizasse procedimento público e contratasse empresa para implantação do serviço. O contrato prevê o repasse mensal de 10% do valor bruto cobrado para a Apae e determina que 50% dos monitores de trânsito sejam portadores de necessidades especiais assistidos pela instituição ou seus familiares.

A empresa contratada, responsável pela operacionalização do serviço é a IT2B Tecnologia e Serviços, que já atua nas cidades de Recife e São Paulo. Em Santa Catarina, a prestadora inicia simultaneamente as atividades em Biguaçu e na cidade de Tubarão. A data de início da cobrança será divulgada nas próximas semanas.

Publicidade

O sistema inicialmente contará com 700 vagas. Será cobrado o valor de R$ 2 por hora e a permanência na vaga será de até duas horas. A cobrança vai ocorrer de segunda a sexta-feira das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h para veículos automotores, veículos de transporte de carga e de passageiros, bem como recipientes para transporte de entulhos que venham a ocupar espaço nas vias e logradouros públicos.

O pagamento da tarifa poderá ser feito aos monitores de trânsito que estarão circulando pelas ruas, bem como em estabelecimentos comerciais habilitados pela IT2B como postos de revenda. Os usuários também poderão efetuar o pagamento e cadastrar os veículos através do aplicativo de celular ZAR Digital, disponível nas plataformas App Store e Play Store. A opção Biguaçu estará disponível após a implantação.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here