Busca ativa faz com que 800 estudantes retornem às salas de aula em São José

A evasão escolar potencializada pela pandemia de Covid ainda gera consequências. Em São José, a prefeitura afirma que tem trabalhado diariamente na “recuperação” de alunos que saíram da escola e não retornaram ou aqueles que tendem a uma frequência baixa.

Segundo dados do município, de 1.190 casos recebidos na rede municipal de ensino, o serviço para evitar a evasão escolar garantiu que 803 estudantes regularizassem a situação, representando um êxito de 67%.

“O número de evasão escolar vem se mantendo acima de 1.000 nestes anos de pandemia; a título de comparação, em 2019, antes da pandemia, foram 610 situações. Mas nosso trabalho consistente e em rede tem alcançado sucesso na maioria dos casos”, explicou a coordenadora do setor, Maristela Muller.

Publicidade

O Serviço de Evasão Escolar é formado por uma equipe multiprofissional que objetiva promover a frequência e o desenvolvimento escolar da Educação Básica. O trabalho é desenvolvido em conjunto com diversas entidades e começa com a unidade educativa identificando faltas de cinco dias consecutivos ou sete alternados dentro de um mês.

Neste ano, a Prefeitura de São José aderiu ao Programa Nacional de Busca Ativa Escolar. A proposta, recém-lançada, é que mais áreas se unam à educação, fortalecendo o trabalho em rede.

Publicidade
COMPARTILHAR