Câmara e Senado escolhem hoje novos presidentes

    facha do prédio do congresso nacional - Câmara e Senado
    Congresso nacional escolhe novos dirigentes nesta segunda-feira - Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Divulgação/CSC

    Parlamentares da Câmara e Senado escolhem novos presidentes nesta segunda-feira (1º/2). A votação no Senado ocorre a partir das 14h e na Câmara às 19h. Tanto na Câmara, quanto no Senado, os mandatos têm duração de dois anos, com possibilidade de reeleição.

    No Senado, quatro parlamentares concorrem ao cargo. São eles: Simone Tebet (MDB-MS), Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Major Olimpio (PSL-SP) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO). Novas candidaturas podem ser apresentadas até pouco antes do início da votação. A disputa, entretanto, está polarizada entre a senadora Simone Tebet e o senador Rodrigo Pacheco. Para ser eleito, o candidato precisará ter no mínimo a maioria absoluta dos votos, ou seja, pelo menos 41 dos 81 senadores.

    + Alesc escolhe novo presidente na segunda-feira

    Publicidade

    Até o momento, nove deputados concorrem ao cargo de presidente – dois por blocos partidários, dois de partidos e cinco candidaturas avulsas. Novas candidaturas podem ser apresentadas até pouco antes do início da votação.

    A disputa, entretanto, está polarizada entre as candidaturas dos deputados Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP). Lira foi o primeiro parlamentar a se lançar na disputa. Já Rossi conta com o apoio do atual presidente da Casa.

    Com informações da Agência Brasil

     

    Publicidade
    COMPARTILHAR