Câmara de São José autoriza permuta para viabilizar desativação de lagoa de Potecas

    imagem área da lagoa e da área ao lado para permuta - Câmara de São José autoriza permuta para viabilizar desativação de lagoa de Potecas
    Com a permuta, futura estação de tratamento será alocada na área em roxo e local das lagoas poderá ser transformado em parque - Casan/Divulgação/CSC

    A Câmara de São José aprovou nesta segunda-feira (13/12), em primeira votação, a cessão de uma área de 75 mil metros quadrados, pertencente ao município, para a Casan. O repasse faz parte do projeto para a desativação das lagoas de estabilização de esgoto do bairro Potecas.

    A área cedida vai abrigar a nova estação de tratamento de esgoto da cidade, ajudando a ampliar o sistema e a resolver o problema do mau cheiro que assola a região há anos. A Casan anunciou em setembro que pretende investir R$ 200 milhões na nova estrutura e R$ 10 milhões na recuperação da área onde estão atualmente essas lagoas.

    A cessão da área viabiliza outro passo importante do projeto, que é o licenciamento ambiental. A previsão da Casan é de que a construção do sistema comece dentro de 2 meses após o lançamento da licitação para a obra, prevista para o começo de 2022. A justiça determinou, no meio desse ano, prazo de três anos para a desativação da lagoa. O projeto ainda vai ser apreciado em mais uma votação pelos vereadores na sessão de quarta-feira.

    Publicidade