Casas em área de dunas nos Ingleses estão condenadas, afirma Defesa Civil

Duas casas foram consideradas condenadas após perícia. Além disso, um restaurante desativado foi interditado

Casas em área de dunas nos Ingleses estão condenadas, afirma Defesa Civil - imagem aérea dos imóveis em meio à areia
Casas foram condenadas em avaliação dos peritos da Defesa Civil - PMF/Divulgação/CSC

No início da tarde desta segunda-feira (12/7), técnicos da Defesa Civil estiveram novamente na servidão Fermino Manoel Zeferino, no canto Sul da praia dos Ingleses, Norte da ilha. O objetivo foi realizar uma nova vistoria técnica para análises complementares sobre o impacto do avanço das dunas nas casas em área de dunas instaladas no final da rua.

Nessa nova visita, as duas casas no final da rua já que haviam sido interditadas anteriormente foram condenadas para uso, no que se refere a questão de risco, quanto a segurança. Além disso, um restaurante, já desativado, localizado ao lado de uma das casas afetadas, também passou por avaliação, após parecer técnico, será interditado.

casas em área de dunas na beira da praia dos ingleses em uma faixa limiar entre areia e mar
Casas estão em local irregular e foram condenadas por conta do avanço natural da areia – PMF/Divulgação/CSC

Após a inspeção da Defesa Civil, os laudos e análises são enviados aos proprietários e ao órgão ambiental competente, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). Nos próximos dias, Defesa Civil e Floram seguirão em conversas para definir possíveis medidas de interveção a serem tomadas, prezando a segurança dos moradores e tendo cautela, no intuito de respeitar questões ambientais existentes no cenário avaliado.

técnico da defesa civil de florianópolis olha para janela que por fora está tapada pelas dunas
Avaliação da defesa civil foi que dois imóveis devem ser demolidos e outro interditado – PMF/Divulgação/CSC
Publicidade

O município presta auxílio aos moradores do local. Por meio da Defesa Civil e complementado por medidas assistenciais, que os moradores possam ser contemplados. Sendo que a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis entrou em contato com os proprietários/moradores, oferecendo vaga em hotel, e até o momento, o apoio não foi aceito. O município segue em contato com as famílias afetadas.

Publicidade