Santa Catarina deverá passar por um declínio acentuado de temperatura a partir desse domingo (27/6), com chances de neve ao longo da semana, é o que prevêem a Defesa Civil e o Ciram.

A atuação de uma frente fria ocasiona pancadas de chuvas isoladas da porção oeste ao Litoral Sul. À medida que o sistema avança favorece o aumento de nuvens e a chance de chuva isolada nas demais regiões.

As temperaturas máximas não passam dos 15°C no Oeste, variam de 17°C a 20°C no Meio Oeste, Planalto Sul. Entre o Litoral Norte chegam aos 28°C e variam de 21°C a 25°C nas demais áreas.

Publicidade

A partir das 10h desta segunda-feira (28/6), todas as regiões têm previsão de temperatura em forte declínio, com chance de neve nas áreas altas de Santa Catarina no Planalto Sul e Meio-Oeste, entre a tarde de segunda e madrugada de terça-feira.

A Defesa Civil também destaca que, por conta da presença das nuvens, as temperaturas ficam baixas e pouco variam, favorecendo a sensação de frio em todo estado. As temperaturas variam de 2°C a 10°C na porção oeste, Planalto Sul (podendo ocorrer o registro de negativas pela manhã e noite), 7°C a 16°C nas demais regiões. O risco é alto para ocorrências associadas às baixas temperaturas. Ventos de sudoeste/sul com fraca a moderada intensidade. Rajadas de ventos ocasionais, em torno de 50 km/h.

A partir da noite o mar deve ficar agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com altura de 2m a 2,5m (picos de até 3,0 m).

Tendência dos próximos dias

Na quarta-feira (30) e quinta-feira (1º/7) a massa de ar frio polar segue atuando sobre o estado, o que favorece dias com predomínio de sol a poucas nuvens e temperaturas baixas, principalmente, na madrugada e amanhecer. As mínimas devem ser negativas na porção oeste, Planaltos, de 0°C a 4°C no Alto Vale, Grande Florianópolis Serrana e abaixo dos 11°C nas demais regiões. As máximas, gradualmente, voltam a subir, mas chegam aos 12°C no Planalto Sul e variam de 14°C a 18°C em boa parte do estado na quinta.

Publicidade