Coleta seletiva começa em Palhoça pela região sul

Segundo a prefeitura, trabalho vai ser gradativamente desenvolvido em todo o município

bloco prensado de garrafas pet

A Prefeitura de Palhoça vai iniciar a coleta seletiva de lixo no próximo dia 2 de janeiro. Os trabalhos começam na Região Sul, palco das principais praias do município, onde a população mais que duplica na temporada de verão. É uma região extremamente sensível do ponto de vista ambiental, porque envolve áreas de preservação permanente, inclusive dentro do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

A coleta seletiva será realizada durante o dia (8h às 15h20), porta a porta, como ocorre com o recolhimento convencional. O calendário prevê coleta seletiva às segundas-feiras na Praia da Pinheira. Nas terças-feiras, Praia do Sonho e Ponta do Papagaio. A Guarda do Embaú está no roteiro de quartas-feiras. Às sextas-feiras, Morretes, Enseada de Brito e Maciambú. E, aos sábados, serão realizadas coletas seletivas na região da Passagem do Maciambu.

Podem ser disponibilizados para coleta os seguintes materiais: papéis, plásticos, metais e vidros. Materiais cortantes e perfurantes como vidros devem ser acondicionados de forma segura, sempre bem embalados e sinalizados, para evitar acidentes durante o recolhimento.

Publicidade

Todo o material coletado será destinado à ProCrep, uma associação com um histórico de 26 anos em reciclagem e que absorve o trabalho de 32 famílias, que vivem exclusivamente dessa atividade. Os munícipes também podem colaborar com o brechó da ProCrep, doando roupas, calçados e equipamentos em bom estado de conservação.

Publicidade