Comcap faz nova operação de limpeza na Av. Josué di Bernardi

retroescavadeira ergue grande quantidade de lixo
Comcap mantém equipe diariamente no suporte a abordagens de rua - Foto: PMF/Divulgação

Em mais uma ação da força-tarefa DOA (Defesa, Orientação e Apoio às Pessoas em Situação de Rua), a Prefeitura de Florianópolis por meio da Comcap fez a limpeza do entorno do viaduto da Josué di Bernardi, no limite entre Florianópolis e São José, no final da manhã desta quinta-feira (27/9).

A diretora de Operações da Comcap, Nilda Oliveira, ficou impressionada com a melhora das condições do local. A quantidade de resíduos coletada baixou para menos de um terço do que normalmente se acumula.

“Os resultados mostram que estamos atuando de forma adequada para acabar com mais um ponto insalubre, com risco de vetores de doença e que tanto prejudica a paisagem urbana justo na entrada da Capital.”

Local está em obras
Publicidade

O local está em obras pelo Dnit para fechamento da galeria e mudanças no talude nesse viaduto da Via Expressa. Assim que for concluída, num prazo estimado de um mês, a Prefeitura de Florianópolis iniciará as ações de revitalização do espaço para eliminar o ponto de descarte irregular de resíduos que tanto prejudica a comunidade do Monte Cristo.

De acordo com a diretora, a Comcap destacou uma equipe formada por dois auxiliares operacionais e um motorista para dar suporte diário à abordagem de rua em toda a cidade. Antes o trabalho ocorria duas vezes por semana, agora, durante os próximos 60 dias, será diário.

A operação de limpeza foi antecedida pela abordagem da Secretaria de Assistência Social da PMF e apoiada pela Polícia Militar.

Conforme a assistente social Sandra Boeing Martins, a ação da DOA já conseguiu melhorar a situação na Avenida Gustavo Richard e encaminha-se também para mitigar os riscos de proliferação de doenças e vulnerabilidade social debaixo dos viadutos.

“Viemos trazer oportunidade a essas pessoas, mostrar que há lugar e chances melhores para eles na cidade. Se não é na primeira abordagem, será na segunda, terceira, viremos quantas vezes forem necessárias”, disse.

Publicidade