vista aérea da obra
Contorno, que já está seis anos atrasado, teve novo adiamento divulgado; políticos não gostaram do que ouviram - Foto: Arteris/Divulgação

Em reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quarta-feira (9/5), a prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) e os vereadores de São José Nardi Arruda (PSD) e Michel Schlemper (MDB), representando o legislativo josefense, solicitaram uma série de melhorias para a mobilidade urbana da cidade. “Explanamos sobre as demandas necessárias para São José no Fórum Parlamentar Catarinense, a exemplo de melhorias na BR-101 e contorno viário da Grande Florianópolis, uma vez que o município está sofrendo com congestionamentos e muitos acidentes. Situação que prejudica a qualidade de vida e também a economia da cidade”, elencou o vereador Nardi Arruda.

Na reunião no Forum Parlamentar, a prefeita Adeliana criticou o ritmo das obras, que são de responsabilidade da Autopista Litoral Sul. A previsão inicial era concluir o Contorno em 2012, sendo que esse prazo agora foi prorrogado para 2021. A prefeita lembrou que a Autopista explora o pedágio neste trecho da 101 e que a região não aguenta mais esperar. “Todas as vezes que fomos chamados, nos colocamos a disposição para ajudar. Agora nossa decepção é que achamos que iríamos discutir as novas etapas da obra e não voltar a debater questões que para nós já estavam resolvidas”, assinalou

A prefeita solicitou ainda alterações em um túnel, no Alto Forquilhas, que precisa ser alargado para permitir o tráfego de veículos, já que hoje a estrutura permite apenas a passagem de pedestres. Adeliana quer evitar o que ocorreu em São José na duplicação da BR 101. “Em março de 2013 eu protocolei aqui na ANTT a situação de túnel localizado no meio da cidade de São José (no bairro Kobrasol), a quarta maior de Santa Catarina, que é uma passagem ridícula. Agora em 2018 estou vendo que com o Contorno será igual”, assinalou.

Deputado Amin virou uma fera
Publicidade

O deputado federal Esperidião Amin (PP) reagiu ao eterno lero-lero das autoridades em relação à Via do Contorno: “Deus me iluminou quando entrei com uma ação popular, a única na minha vida, contra a ANTT, a concessionária (Artéris – holding da Autopista Litoral Sul) e o Ministério dos Transportes. A iniciativa do parlamentar foi em 2017.

BR-101

Em relação à BR-101, os vereadores (com os pedidos da prefeita já incluídos) apresentaram esta lista de reivindicações e pediram apoio para viabilizar:

1)   a terceira pista da BR-101 sentido norte, desde o limite do município de São José com Palhoça até o Rio Três Henriques, em Areias;

2)   a continuidade da marginal da BR-101, do trecho do Kobrasol até o Shopping Itaguaçu, passando sob a Via Expressa;

3)   ampliação do viaduto Kobrasol-Roçado;

4)   construção de elevados a partir de uma pista das marginais em todas os viadutos da rodovia;

5)   realocação da passarela da Rua Docilício Luz (bairro São Luiz) para a Francisco Pedro Cunha (bairro Kobrasol); e

6)   melhoria do trevo de Barreiros com instalação de um possível semáforo ou lombada eletrônica na Rua Cândido Amaro Damásio.

Contorno Viário

Para a Via do Contorno da Grande Florianópolis, os representantes do legislativo josefense solicitaram:
1) melhoria da passagem da futura alça de contorno, localizada na Rua Luiz Carolino Pereira, em função da passagem contar com apenas duas vias que interligam toda a região Oeste de São José;
2) aumento do raio das rótulas da SC-281; e
3) retirada do aterro sob a ponte do Rio Maruim, no bairro Colônia Santana, já que o aterro funcionará como barragem para as águas da chuva, impedindo o escoamento da água e contribuindo para alagamentos em caso de elevada precipitação pluviométrica.

Em 30 dias, uma nova reunião deverá ser realizada, a princípio na Prefeitura de São José, para que os representantes da ANTT e Arteris apresentem as respostas aos pleitos.

bancada com os políticos sentados lado a lado em reunião
Vereadores Nardi Arruda e Michel Schlemper, prefeita Adeliana Dal Pont e deputado Esperidião Amin (estava furioso com os sucessivos adiamentos das obras da Via do Contorno) na reunião na ANTT: pedidos renovados e Via pronta só em 2021
Presenças

A reunião do Fórum Parlamentar Catarinense foi conduzida pelo diretor da ANTT, Sérgio Lobo, representando o presidente da Agência. Além da prefeita e dos vereadores josefenses, participaram o senador Dário Berger; os deputados federais Esperidião Amin, Jorginho Mello e César Souza; vereador de Palhoça Nirdo Artur da Luz (Pitanta); e da concessionária Arteris, o diretor de Gestão e Desenvolvimento de Concessões, Linomar Barros Deroldo, e o gerente de Projetos, Wallace Vargas Roque.

Agenda cheia na Capital

Os vereadores estiveram em Brasília nesta terça e quarta-feira (8 e 9 de maio), expondo as demandas dos 19 vereadores e da população de São José.

Na terça-feira (8/5), estiveram em reunião com o senador Dário Berger (MDB-SC), quando explanaram sobre as propostas levadas a Brasília e também em audiência com o ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, para solicitar investimentos para construção de quatro portais de entrada e saída do município, localizados na Beira-Mar de São José, nas avenidas Presidente Kennedy, Leoberto Leal e na BR-101 (limite com o município de Palhoça).

Ainda nesta quarta-feira, estiveram em reunião com o Secretário Nacional da Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, coronel Newton Ramlow, para conhecer os trâmites para garantir recursos federais para ações de prevenção a desastres. Michel Schlemper e Nardi Arruda farão indicação conjunta ao Executivo Municipal para elaboração do plano de trabalho, primeiro passo para requerer esses recursos federais.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here