Criciúma foi campeão do catarininha não por merecimento

Quem disse que o Catarinão 2024 deixou muito a desejar está coberto de razão

Extra-campo

O Catarinão – ou seria o catarininha 2024? – terminou com o Criciúma campeão. Não por merecimento, mas sim por graves erros de arbitragem. Era pra ser uma competição melhor, de todos os tempos, já que estamos comemorando cem anos de FCF. A penalidade não marcada para o time do Brusque foi uma afronta à regra 14 no futebol. No primeiro lance se vê nitidamente o zagueiro do Criciúma desvia a bola com o braço e no segundo lance se vê o zagueiro Tobias Figueiredo tocar acintosamente o braço na bola. O Criciúma é o atual campeão estadual, mas não precisava de uma ajudinha extra-campo.

Arbitragem da final de 2024
Arbitragem da final de 2024 foi desastrosa – Foto: Fernando Ribeiro/FCF
No que eu concordo

Revoltados pela péssima arbitragem na decisão do catarinense deste ano, os dirigentes do Brusque não mandaram ninguém para representar o clube na “festa” dos melhores deste campeonato de 2024, na última segunda-feira (8), na nossa capital. No que eu concordo. A atitude do time da terra dos marrecos foi elegante para demonstrar a atitude deselegante de uma federeca que não se manifestou ainda sobre os erros que tiraram o brilho de uma final de campeonato. E dizer que na nossa pobre mídia esportiva ainda exista acéfalos a querer criticá-los.

Quem é mandrião

Não à toa sinto-me orgulhoso de ser catarinense e, acima de tudo, um grande palhocense. Para o delírio dos energúmenos que adoram difamar o nosso estado, por aqui só não trabalha quem não quer. Só para vocês terem uma ideia, Palhoça, na Grande Florianópolis, é a cidade que mais gera empregos nessa temporada. Dados do Caged, um órgão do Ministério do Trabalho, mostram que por aqui mais de 660 novos postos de trabalho foram criados a partir de fevereiro. Ou seja, por aqui só não trabalha quem é mandrião.

Bambi Saltitante News
Publicidade

Estamos à mercê de uma campanha política municipal e o que não falta são os institutos de pesquisas eleitorais. Já no futebol se tem uma pesquisa, que é de credibilidade, é a do Bambi Saltitante News. E pesquisando por lá fui ver as previsões fundamentais para o Brasileirão, que está prestes a começar. Tite até pode não prestar no comando da seleção brasileira, mas em clubes ele sempre monta bons times e vai com tudo na disputa. O Palmeiras talvez não dará muito valor a este Brasileirão por ter muitos compromissos. O São Paulo deverá ter mudança de comando e isso vai prejudicar. Já o Athletico-PR de Cuca vai dar muita dor de cabeça aos adversários. O Criciúma poderá até escapar da degola, mas será por pouco. É esperar para ver.

Norton Boppré

Na manhã da última terça-feira (9) morreu no Hospital de Caridade o ex-presidente do Figueirense, Norton Flores Boppré. Conheci Norton lá pelos anos de 99, quando ele era o braço direito de Paulo Prisco Paraiso e participou ativamente da montagem daquele bom time alvinegro. Norton deixa um legado conhecido no futebol catarinense e vai fazer muita falta ao clube que ele tanto amava. O ex-presidente alvinegro estava enfrentando problemas de saúde, quando passou por uma cirurgia no pâncreas e não resistiu.

Saudades nenhuma

Quem disse ou pensou que o Catarinão 2024 deixou muito a desejar está coberto de razão. Foi uma competição aonde aconteceram poucos jogos bons e outros nem tanto. Justamente quando a FCF completa um centenário de existência o que se viu nesse campeonato foi muita confusão dentro e fora das quatro linhas. Era pra ser o melhor catarinense de todos os tempos, mas por falta de atitudes por parte daqueles que administram o nosso pobre futebol, este será um Catarinão que não deixará saudades nenhuma. Principalmente pelas lambanças que aconteceram no jogo final, entre o Criciúma e Brusque.

Bem me quer, mal me quer
  • O Figueirense segue focado na sua estreia na série C com o Ferroviário/CE diante do seu torcedor, e caras novas começam a chegar no Scarpelli. O goleiro Ruan Carneiro, com boa passagem pelo Brusque, já treina com o grupo.
  • Aquela briga generalizada entre as torcidas do Avaí e Brusque, que pra mim ainda eram torcedores do JEC, na Arena Joinville, está rendendo dores de cabeça. O Avaí foi punido com perda de mando campo por 3 jogos e multa de R$ 2 mil. Já o Brusque levou um gancho de 6 jogos e multa de R$ 10 mil. Essas punições só valem para competições da FCF.
  • Focado na segundona brasileira, que começa semana que vem, o Avaí anunciou a contratação do lateral Marcos Vinicius. O jogador vem do Maringá e irá reforçar o Leão na série B. Outras caras novas deverão ser anunciados nos próximos dias.
  • A noite da última terça-feira (9) não foi nada boa para os torcedores gremistas. Jogando mal dentro de sua própria casa, perdeu por 2 a 0 para o modesto Huachipato e segue sem pontuar na Libertadores. Logo na comemoração de 500 jogos de Renato Gaúcho no Grêmio.
Cartão rosa/vermelho

Cartão rosa para o bom empresário Vanderlei Assing, que completou mais uma voltinha ao redor do sol na última semana. Vanderlei é do tipo de pessoa que não mede esforços para ajudar o próximo. Amante do futebol, e ele é um bom goleiro, Vanderlei também é um apoiador do Taekwondo de nossa cidade. Vida longa a este grande empresário.

Cartão vermelho para a arbitragem da final do catarinense deste ano envolvendo o Criciúma e Brusque. Ramon Abatti Abel foi muito infeliz ao não aplicar duas nítidas penalidades em favor do Brusque, que poderiam mudar o curso da história da final. Além de que foi muito mal auxiliado por Rodrigo D’Alonso Ferreira, que comandava o famigerado VAR.

Pensamento do Bambi

Como diria o velho gaúcho: levar uma guampa é que nem picada de pernilongo. A picada não dói tanto. O pior é o zum … zum … zum.

Publicidade
COMPARTILHAR