Cultivo de pitaia, a nova vedete de Santa Catarina

    Cultivo de pitaia em Santa Catarina
    Foto: Antonio Carlos Mafalda/Mafalda Press

    Santa Catarina abriu oficialmente a colheita da pitaia nesta sexta-feira (27/1), durante um dia de campo promovido pela Epagri no município de Criciúma.

    Uma grande festa marcou o momento que contou com a presença de produtores, funcionários da Epagri, do prefeito Clésio Salvaro, de Criciúma, da presidente da Epagri, Edilene Steinwandter e do presidente da Cooperja, Vanir Zanata. O local escolhido foi a propriedade de Fabrício e Adrinéia Scott, no Bairro Recanto Verde, em Criciúma.

    Lá, vestindo camisetas onde estava escrito eu “amo pitaia” os produtores exibiram além de belas e suculentas pitaias excelentes informações. Para a atual safra, por exemplo, estima-se uma produção em torno de 4 mil toneladas da fruta – o dobro do ano passado. E uma movimentação financeira em torno de R$8 milhões. Para o prefeito Salvaro, o sucesso da colheita da pitaia é uma resposta aos esforços do empreendedorismo rural. E citou como exemplo positivo a propriedade de Fabrício e Adrinéia Scott.

    Curiosidades da pitaia
    Publicidade

    O nome pitaia é dado para cactos de hábitos trepadores dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativos da Américas, cujos frutos têm demostrado grande aceitação para a comercialização. Como possuem sabor doce, agradável e aparência muito bonita, as pitaias chamam a atenção dos consumidores.

    Por Mafalda Press

    Publicidade
    COMPARTILHAR