Denúncia de vizinhos leva à vistoria em reservatório rachado da Casan

Recentemente, fissuras foram identificadas em uma das estruturas do reservatório da Casan na Rua Irineu Comelli, no alto do Centro Histórico de São José.

Por causa do temor de um colapso, como ocorreu no Monte Cristo, dois órgãos foram acionados por denúncias de vizinhos para conferir a situação, uma vez que notaram trabalhos de reparo na estrutura.

Foram vistoriar o local dois promotores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e engenheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgãos de controle já envolvidos no tema após o incidente na capital com uma estrutura nova.

reservatórios circulares da casan no topo do morro do centro histórico de são josé com a cidade ao fundo
Reservatório da Casan no Centro Histórico de São José tem 1 milhão de litros em 3 tanques; um deles está com rachaduras – Casan/Divulgação/CSC
Publicidade

Segundo o promotor Rafael Moraes Lima, após requisitar informações sobre rachaduras no reservatório, a companhia confirmou uma fissura horizontal em junta de concretagem, que já havia sido identificada em outras inspeções.

O grupo do MPSC e do TCE realizou uma vistoria no local na segunda-feira (8/4), para conferir se havia risco de rompimento da estrutura.

De acordo com os engenheiros da Casan, a terceira estrutura do Reservatório Irineu Comelli, apesar das rachaduras visíveis, não apresenta qualquer risco de colapso ou rompimento. Também informaram que abaixaram o nível de água para um ponto inferior ao da rachadura na junta de concretagem, permitindo a continuidade do uso com segurança

A empresa contratada entregará um laudo técnico sobre a estrutura em 60 dias. O reservatório da Rua Irineu Comelli tem capacidade de mil metros cúbicos e abastece toda a região, incluindo o Hospital Regional de São José, por exemplo.

Em setembro de 2023, após o incidente em Florianópolis, diversos reservatórios da Casan passaram por perícia. Um deles, também em São José e feito pela mesma empreiteira do Monte Cristo, chegou a ser desativado temporariamente para corrigir possíveis falhas.

Publicidade