mulheres circulando entre prateleiras de biblioteca
A Casa do Educador em São José é um espaço que oferece aos profissionais do magistério oportunidades para formação continuada e momentos de estudos - Foto: CPE-SME/PMSJ

A Casa do Educador é um espaço que tem se tornado referência em formação completar na Região Metropolitana de Florianópolis. Em quatro anos de existência ofereceu aos profissionais do magistério muitas oportunidades para formação continuada e momentos de estudos no horário destinado à hora atividade, assim como a promoção de ações para estimular a prevenção e promoção da saúde, valorização, aperfeiçoamento pessoal e profissional.

No dia 26 de outubro, as professoras da Escola Profissional de Campinas, juntamente com o diretor Luís Antônio de Aguiar, foram conhecer a Casa do Educador. Para Luís esse é um espaço fantástico. “Vimos o brilho nos olhos das professoras que, ao entrarem nas salas, manifestaram a vontade de estar aqui outras vezes. Precisamos explorar mais esse lugar, que muitas não conheciam e ficaram maravilhadas. A hora atividade das profissionais é realizada dentro das nossas escolas, mas vamos repensar isso, colocar na nossa agenda para o próximo ano fazermos aqui as formações e reuniões pedagógicas”, sinalizou o diretor.

Para a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Tânia Regina Janesch Wolf, essa primeira visita dos professores da Escola Profissional de Campinas é só o começo. “Para 2019, sem dúvida faremos parte das estatísticas quanto a proporcionar a formação para os educadores e artesãos, bem como momentos para pesquisa entre outras intervenções”.

Publicidade

Desde a sua inauguração em abril de 2014 a Casa do Educador recebeu em torno 65 mil pessoas, com previsão de finalizar 2018 com 14 mil atendimentos.  É um estabelecimento público, criado pela Lei Municipal n.º 5.528, de 18 de dezembro de 2015, e está vinculado à Secretaria Municipal de Educação de São José.

Recebe todas as unidades da rede de ensino, em estrutura que conta com um auditório, quatro salas de formação, biblioteca, lounge, laboratório de informática, sala de administração, sala de atividades físicas, sala de terapias naturais e alternativas – Reiki, Aurículo, Florais.

A equipe da Casa do Educador é formada por seis profissionais. Cristiane do Nascimento Klingelfus, coordenadora, trabalha desde sua inauguração e tem observado o importante papel que ela desempenha no crescimento do índice do desenvolvimento da educação no município.

“As formações continuadas, nos horários destinados para a hora atividade, acontecem mensalmente para todos os profissionais da educação de todas as áreas. Já os espaços de socialização e estudos, como as atividades de prevenção da saúde, na Casa do Educador, contribuem para que os profissionais sintam-se valorizados, cuidados e sabedores de que há um lugar para que possam investir no seu processo de crescimento profissional e humano”, diz Cristiane.

fachada do prédio de dois andares
Foto: CPE-SME/PMSJ

A Casa do Educador abre de 2ª à 6ª feira, das 7h às 18h. Quinzenalmente de terça-feira à quinta-feira abre também até às 21h30 para o Curso de Pós Graduação do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Outra parceria acontece com a Associação Josefense de Filósofos Educadores (Ajofile/SME), e também em um sábado por mês acontece o encontro Café de Ideias. A Casa está localizada na Rua Joaquim Vaz, 1312, na Praia Comprida, em frente à agência da Caixa. Contato (48) 3247-3828.

Publicidade
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here