Emissão da carteira de identidade passa a ser exclusiva via agendamento em Florianópolis, Palhoça e São José

    O sistema é implementado pelo IGP no estado para evitar filas; posto de São José por enquanto atende na Coloninha, em Florianópolis, mas poderá ter novo endereço

    Emissão da carteira de identidade: cidadão conversa com atendente em uma cabine através de um vidro
    Segundo o IGP, sistema de agendamento tem bons resultados em diversas cidades de SC - Foto: Julio Cavalheiro/Secom

    O atendimento do Instituto Geral de Perícias (IGP) está mudando em diversas cidades de Santa Catarina. O sistema de agendamento, opção para evitar filas, agora é a maneira exclusiva de emissão de carteiras de identidade em Florianópolis, Palhoça e São José.

    Na próxima segunda-feira (25/2) o posto da Coloninha, na Capital, que por enquanto também inclui o posto de São José, passará a atender somente pelo novo sistema. Em 4 de março a mudança acontece na unidade do Itacorubi, em Florianópolis, e unidades de Palhoça e Brusque, que deixam de despachar por ordem de chegada.

    Assim, a pessoa que desejar fazer a sua carteira de identidade deverá acessar o endereço eletrônico e seguir as orientações, escolhendo data e horário. O atendimento sem o agendamento prévio será realizado apenas nos casos de urgência comprovada (doença, seguro, INSS, financiamento habitacional, viagem etc). Segundo o IGP, essa foi a forma encontrada para facilitar o processo sem esperas prolongadas.

    Posto do IGP de São José
    Publicidade

    Fechado há cerca de um mês, o posto do IGP de São José atende provisoriamente no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC), na Secretaria do Continente de Florianópolis. A medida emergencial foi tomada após o imóvel onde se localizava a unidade São José, em Campinas, ser arrombada pela sétima vez em dois anos.

    O órgão alegou falta de segurança para continuar operando no imóvel, tanto para o trabalho dos funcionários, quanto para atendimento à população, e também porque não era um espaço que dava conta da quantidade de pessoas que buscavam os serviços.

    Agora o IGP busca por um novo endereço. Uma das possibilidades levantadas é instalar o instituto em um imóvel no Centro Histórico para que a cidade não deixe de ter um local de atendimento.

    Publicidade